InterAção

Interação
EDIÇÃO: 67

Prefeitura no Patriarca valoriza o Centro e resgata Parque D. Pedro 

A prefeita Marta Suplicy guardou para o final do ano a mais importante novidade de seu governo para o Centro. Estão em processo de finalização as negociações para a mudança da Prefeitura para o Edifício Patriarca, pertencente ao Grupo Santander/Banespa e localizado em uma das extremidades do Viaduto do Chá. A transferência está prevista já para março. O acordo entre o grupo e a administração pública municipal prevê, em troca do prédio, que os cerca de 167 mil servidores municipais passem a ser potenciais correntistas do Santander. Hoje, os funcionários da Prefeitura recebem seus salários pelo Banco do Brasil. 

Proposta antiga 

O destino do Palácio das Indústrias, atual sede da Prefeitura, ainda é incerto, mas prevê-se sua conversão em centro cultural, interagindo mais harmoniosamente com o Parque Dom Pedro, onde está situado. 

A proposta de transferência de órgãos municipais e estaduais para o Centro, com o objetivo de revitalizar a região, foi lançada há dez anos pela Viva o Centro. 

Secretarias no Centro 

Até agora, mudaram-se para a região, onde já se encontra instalada a maior parte dos órgãos públicos, as secretarias estaduais da Cultura (para a Estação Júlio Prestes) e, em dezembro, a de Segurança Pública (para dois edifícios da Rua Líbero Badaró). A Prefeitura, por sua vez, já transferiu para o Centro as secretarias da Saúde (para a Rua General Jardim), do Planejamento Urbano (para o Edifício Martinelli), do Desenvolvimento,Trabalho e Solidariedade (para a Rua São Bento) e deverá trazer, dentro em breve, a Secretaria Municipal de Cultura para o prédio do Cine Olido, localizado na Avenida São João. 

AÇÕES LOCAIS, boas perspectivas para 2002 

O Programa AÇÃO LOCAL chega ao final de 2001 contabilizando 38 AÇÕES LOCAIS em atividade, muitas realizações e ótimas perspectivas para 2002. "O programa desenvolveu-se este ano de maneira descentralizada, agindo localmente, e isso representa um grande avanço", avalia Teresinha Santana, sua coordenadora de apoio, na Viva oCentro. Houve também maior participação nas reuniões de segurança, capacitação e profissionalização de alguns núcleos, foram lançados sete boletins informativos e estabelecidas várias parcerias com órgãos públicos e outras entidades. 

Opinião
AÇÃO LOCAL, programa consolidado 

Quando implantado pela Associação VIVA O CENTRO, em 1996, o Programa AÇÃO LOCAL começou dependente em tudo de sua coordenação, inclusive de que ela agendasse reuniões, estimulasse realizações e definisse caminhos. Era uma grande novidade, ninguém em São Paulo ou no Brasil tinha visto nada igual. Muitos duvidavam, além disso, de que a zeladoria localizada na base territorial imediata de moradia, negócios e/ou trabalho dos cidadãos pudesse de fato intervir em prol da melhoria da qualidade de vida na cidade. Aos poucos o quadro se alterou. As pessoas foram se aproximando, depositando sua confiança no programa e passando a interagir com ele, a ponto de, ao final deste ano, podermos dizer que o Programa AÇÃO LOCAL já anda com as próprias pernas. 

O amadurecimento de cada AÇÃO LOCAL - e hoje são 38 em atividade - é visível: o programa já se desenvolve e age de maneira descentralizada e independente, com cada núcleo criando soluções e mostrando realizações importantes em sua microrregião, além de articular parcerias com outras AÇÕES LOCAIS, órgãos do poder público municipal ou estadual e outras ONGs. 

Festas aos domingos na Praça Júlio Mesquita e na Luz, sessões gratuitas de ginástica na Praça da República e no Largo São Francisco, exposições e debates sobre a importância de se reformar a Praça Roosevelt, no IAB-SP, realização de palestras da Escola da Cidadania, debates com vereadores, prestação de serviços nas áreas de saúde pública e promoção social, recuperação e manutenção de canteiros e jardins, cursos gratuitos de alfabetização de adultos, participação nos processos de segurança pública e segurança comunitária, apoio a catadores de papel e fomento à coleta seletiva de lixo visando à reciclagem de materiais, criação de lideranças que se tornaram referências para a população usuária do Centro, profissionalização de pessoas para atuar nesse novo segmento, etc, etc. O Programa AÇÃO LOCAL termina o ano consolidado como poderoso instrumento de representação local da coletividade instalada nos distritos Sé e República. O Centro, finalmente, deixou de ser terra de ninguém.
Funcionários da Viva o Centro entram em férias 

Os funcionários da Viva o Centro estarão em férias coletivas entre os dias 21 de dezembro e 14 de janeiro, reiniciando suas atividades no dia 15, como fazem todos os anos. A Diretoria, os funcionários e os demais colaboradores da entidade esperam que associados, amigos e jornalistas que colaboraram com a causa da requalificação do Centro em 2001 tenham um ótimo Natal e um Ano Novo ainda mais frutífero.



Um problema puxa o outro 

Na tentativa de evitar barracas de camelôs diante de suas lojas, alguns comerciantes atravancam calçadas com floreiras. Tanto no caso das barracas quanto dos vasos, tropeça o pedestre

 

EM FOCO
AR-Sé inicia 2002 preocupada com o estado das calçadas 

A Administração Regional da Sé (AR-Sé) pretende iniciar o ano dando prioridade ao tratamento das calçadas no Centro, iniciativa há muito requerida pela Viva o Centro. A administradora regional da Sé, arquiteta Clara Ant, afirmou em entrevista exclusiva ao InterAção que suas ações iniciais no ano que vem serão a conscientização da coletividade e principalmente dos proprietários de imóveis sobre como conservar uma calçada, a aplicação de multas e a realização de mutirões de reparo. "O que levou a Prefeitura a tomar essa atitude é a grandequantidade de pessoas que procura hospitais por se acidentarem no passeio público, escorregando e tropeçando em pedras e buracos (foto)", explicou Clara Ant. "É a saúde das pessoas que está em jogo." No que tange ao sistema de calçadões, há necessidade de uma profunda revisão. Espera-se que os diagnósticos e soluções presentes no livro "O Calçadão em Questão - Vinte Anos de Experiência do Calçadão Paulistano", lançado este ano pela Viva o Centro e Faculdade de Belas Artes de São Paulo, seja levado em consideração pela Prefeitura. 

Ofereça dignidade além de comida 

A Secretaria Municipal da Assistência Social (SAS) volta a alertar instituições que distribuem alimento a moradores de rua de que esta não é a melhor maneira de ajudá-los, já que a oferta de comida nas ruas não os dignifica, além de sujar as calçadas. A SAS iniciou um levantamento dessas entidades e pede à coletividade do Centro queauxilie divulgando seus nomes e sensibilizando-as a cooperar de outra forma. Uma das soluções propostas pelas AÇÕES LOCAIS e pela SAS é a criação de mais Espaços da Sopa como o que existe na Rua Penaforte Mendes, onde a população de rua pode comer em mesas, usar banheiro e ter atendimento especializado. Centro ganha reforço policial anti-furto 

As polícias Civil, Militar e a Guarda Civil de São Paulo estão trabalhando, desde 2 de dezembro, dentro da chamada "Operação Papai Noel", que visa reforçar a segurança nas principais áreas comerciais do Centro, a fim de evitar os numerososfurtos que ocorrem na região no final do ano. As polícias Civil e Militar dobrarão seu efetivo para 1.200 homens até o dia 6 de janeiro. A Guarda Civil da cidade também já aumentou a quantidade de policiais que circulam nas ruas. 

AÇÃO LOCAL Barão de Itapetininga lança site 

A AÇÃO LOCAL Barão de Itapetininga acaba de colocar no ar seu site(www.centrotemdetudo.com.br/acaolocalbarao), que traz toda espécie de informação sobre o logradouro e o núcleo. Os internautas encontram um vasto arquivo de fotos, mapas e a história da rua, além de explicações sobre o funcionamento de uma AÇÃO LOCAL e as principais ações efetuadas na Barão de Itapetininga. 

Evento cultural nas Grandes Galerias 

O Shopping Center Grandes Galerias, também conhecido por Galeria do Rock, já se prepara para iniciar 2002 com uma extensa programação de arte e cultura voltada a seus jovens freqüentadores. Um exemplo é a criação, no terraço coberto, de um instituto cultural que promoverá uma atração por mês, até fevereiro. A primeira delas foi a exposição fotográfica "Rock na Cara", com curadoria de Jacy Muniz. 

AÇÕES LOCAIS estiveram muito ativas em 2001 

Este foi um ano especialmente produtivo para o Programa AÇÃO LOCAL, com algumas realizações beneficiando toda a população, caso do restauro do monumento a Carlos Gomes, na Praça Ramos de Azevedo. No item restauro/manutenção de jardins e de bens tombados, aliás, destacaram-se as seguintes AÇÕES LOCAIS: Roosevelt, Largo do Arouche, São Luís, Maria Paula, São João/Júlio Mesquita, Ladeira da Memória, São Francisco, Praça Ramos de Azevedo, Anhangabaú e Martins Fontes. 

No quesito eventos, também voltado a toda a população, deslancharam atividades como: o Brincando na Praça, da São João/Júlio Mesquita; as sessões diárias de Radio Taisô, da São Francisco e República II, que também promove sessões dominicais de Tai Chi Chuam; o Agita Roosevelt, da AÇÃO LOCAL Roosevelt em parceria com vários órgãos públicos e entidades; a Semana de São Francisco, daAÇÃO LOCAL São Francisco; a Exposição de Carros Antigos, na Luz, do núcleo Rua São Bento, como parte do programa São Paulo é Um Espetáculo, da Secretaria de Estado da Cultura; e os eventos de final de ano no Pátio do Colégio, da AÇÃO LOCAL Pátio do Colégio/Boa Vista, em conjunto com a Associação Comercial de São Paulo. Mas não é só. 

As AÇÕES LOCAIS 24 de Maio e Barão de Itapetininga tiveram papel importante no Centro ao organizar, junto com a AR-Sé, as 18 palestras da Escola de Cidadania Urbana. Separadamente, a 24 de Maio investiu em cursos de alfabetização de adultos, a Barão apoiou a AR-Sé na campanha pela reprogramação visual da rua e implantou um programa de coleta seletiva de lixo, e a São Francisco decidiu apostar na criação de uma cooperativa de catadores de papel. A Rua São Bento, por sua vez, promoveu um corso de carros antigos no Anhangabaú e a chegada do Papai Noel ao Largo São Francisco, e a Antônio Prado realizou palestras sobre prevenção da dengue em parceria com o Núcleo Regional de Zoonoses do Centro. 

Por fim, no aspecto jurídico, as AÇÕES LOCAIS 24 de Maio e Barão de Itapetininga entraram com ação civil pública no Ministério Público pedindo o disciplinamento do uso do espaço público no Centro. 

Uma "mãozinha" para os donos de cães 

Uma gráfica paulistana, a Grafoset, decidiu facilitar a vida de quem costuma levar o cachorro para passear pela cidade e desenvolveu uma embalagem e uma pá descartáveis, depapelão, para acondicionar os dejetos do animal. O produto é aprovado pelo Kennel Club e pode ser solicitado pelo tel. 4341-6677 ou pelo e-mail grafoset@uol.com.br. 

AÇÕES LOCAIS, mais festas e trabalho em 2002 

Foi tanto o sucesso da festa realizada pelas AÇÕES LOCAIS no último dia 3 que seus dirigentes resolveram planejar pelo menos quatro festas iguais no ano que vem. Este ano, as AÇÕES LOCAIS co-patrocinaram pela primeira vez a festa de confraternização de fim de ano, que foi por adesão, tendo a AÇÃO LOCAL República II custeado o convite das autoridades presentes e a Viva o Centro organizado. O Programa AÇÃO LOCAL mostra com isso que amadureceu, a ponto de seus integrantes desejarem esses encontros informais para um estreitamento ainda maior de suas relações e troca de experiências. 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

  • Interação

    Edição: 80

    SETEMBRO / 2003

  • Interação

    Edição: 78

  • Interação

    Edição: 77

    SETEMBRO / 2002

  • Interação

    Edição: 76

    AGOSTO / 2002

  • Interação

    Edição: 75

    JULHO / 2002

  • Interação

    Edição: 74

    JUNHO / 2002

  • Interação

    Edição: 73

    MAIO / 2001

  • Interação

    Edição: 72

    MAIO / 2002

Gostou? Então compartilhe.