InterAção

Interação
EDIÇÃO: 68

AR-Sé lança guia para recuperar calçadas. AÇÕES LOCAIS vão ajudar 

A Administração Regional da Sé está distribuindo a donos de imóveis em seus dez distritos - Bela Vista, Bom Retiro, Brás, Cambuci, Consolação, Liberdade, Pari, República, Santa Cecília e Sé - o Guia para Reconstruir as Calçadas do Centro e dos Bairros Centrais (foto menor). A publicação é a resposta positiva da atual gestão municipal a uma antiga reivindicação da sociedade civil organizada, que há décadas insiste na importância, até para toda a cidade, de o Centro ser dotado de calçadas tecnicamente corretas. 

Ainda no primeiro semestre do ano passado, o presidente da Diretoria Executiva da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, entregou em primeira mão à arquiteta Clara Ant, responsável pela AR-Sé, um exemplar do livro O Calçadão em Questão - 20 Anos de Experiência do Calçadão Paulistano, com os resultados de um ciclo de trabalho realizado em 1998 com a Faculdade de Belas Artes, tendo o apoio do Metrô e da Abaspe. Felizmente, desta vez a Prefeitura não engavetou a contribuição. 

O Guia é uma realização da AR-Sé, que também assina sua coordenação, junto com o ProCentro e a Secretaria Municipal de Implementação das Subprefeituras, mediante apoio da Porto Seguro e colaboração da Viva o Centro, Associação Comercial de São Paulo-Distrital Centro, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Associação Brasileira de Cimento Portland. 

O Centro possui 3 milhões de metros quadrados de calçadas. Destes, um quarto, segundo Clara Ant, são de responsabilidade da AR-Sé. Disposta a fazer sua parte, a Prefeitura já começou a agir. A Emurb acaba de publicar licitação para recuperar o calçadão de todo o quadrilátero piloto do Programa Reconstruir o Centro. 

"Se todos os estabelecimentos financeiros e comerciais do Centro, mais as residências e instituições das demais esferas públicas se unirem a nós nesta empreitada, dentro de um ano no máximo a região central terá todo o seu calçamento recuperado", diz Clara Ant. 

As AÇÕES LOCAIS podem contribuir difundindo o Guia entre os associadose incentivando-os a seguir as orientações. "Quando alguém for refazer sua calçada, que olhe primeiro a do vizinho, só assim vamos conseguir a harmonia visual tão sonhada por todos", recomenda ainda a arquiteta. Importante: a partir de março, os fiscais passam a distribuir notificações a quem não tiver providenciado os reparos necessários em sua calçada e, 30 dias depois, se as exigências não forem cumpridas virão multas que podem chegar até a R$ 268,70 para cada 5 m2 de calçada em mal estado de conservação. Dúvidas de ocmo proceder podem ser tiradas pelo tel. 228-7766, ramal 272, ou pelo e-mail passeioarse@prefeitura.sp.gov.br 

EM DESTAQUE 

A Viva o Centro e o Centro de Educação Ambiental Luz (CEA Luz) uniram-se com o intuito de oferecer um curso para agentes multiplicadores em coleta seletiva e educação ambiental para moradores e usuários do Centro, a ser realizado de 7 de março a 9 de maio. As aulas, agendadas para as quintas-feiras, das 15h às 18h, deverão acontecer na própria Viva o Centro. Os interessados já podem se inscrever no Departamento de Apoio Técnico ao Programa AÇÃO LOCAL, pelo telefone 3242-3415, com Teresinha. As vagas são limitadas.

 

Opinião
União contra a violência 

Dos violentos episódios que escandalizaram ultimamente o país, entre eles o brutal assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, ecoa um dramático alerta: na guerra contra a criminalidade a polícia perde se não tiver a confiança da população. Contra a escalada da violência, as autoridades precisam neste momento do respaldo popular, do apoio da opinião pública, para implementar a prometida reforma da polícia e tomar outras providências de contenção efetiva da barbárie. 

No caso do Centro, especificamente, já existem pelo menos dois fronts visando ao estreitamento das relações entre a comunidade e a polícia, de modo a melhorar os índices de segurança na região: o policiamento comunitário e os estudos para a implantação do Programa Centro Seguro, ambos tocados pela Secretaria da Segurança Pública. Dos dois têm participado ativamente a Associação Viva o Centro e o Programa Ação Local. 

Segundo fontes do Ministério da Justiça, o Governo Federal pretende resumir o Plano Nacional de Segurança Pública a três pontos básicospara diminuir a violência no país: unificação dos comandos das instituições policiais estaduais, como já ocorre em alguns Estados, caso de São Paulo, ação no combate à corrupção dentro das polícias e criação da polícia comunitária, experiência que o Centro de São Paulo têm em curso há três anos. 

Policiamento comunitário é prover segurança em conjunto com a comunidade. Uma mesma equipe de policiais atua um mesmo território, trabalhando em parceria com os cidadãos na identificação e solução de problemas. Cria-se com isso uma teia de olhares zelosos. A polícia utiliza-se dos "olhos e dos ouvidos" dos residentes e usuários do lugar para potencializar sua capacidade de prevenir crimes e manter a ordem. A coletividade do Centro, organizada em AÇÕES LOCAIS, não só aderiu integralmente a ele como reconhece sua eficácia na redução da criminalidade. 

Quanto ao Programa Centro Seguro, cujos estudos já estão avançados e também dão grande ênfase ao policiamento comunitário, a Secretaria da Segurança Pública deverá anunciar em breve sua implementação.



Birutas urbanos 

Os "birutas", bonecos usados para publicidade movidos a ventilador e colocados irregularmente no passeio público, somam-se a camelôs e floreiras para "enlouquecer" os pedestres
 



EM FOCO
Guarda Civil integra força-tarefa na República 

A Guarda Civil Metropolitana está auxiliando a Administração Regional da Sé (AR-Sé) e a Secretaria Municipal do Abastecimento (Semab) na tarefa de reorganizar a feira de artesanato da Praça da República e de prover o local de segurança para o visitante. Segundo a Assessoria de Imprensa da Semab, a feira ganhou novo formato desde 6 de janeiro, restringindo-se, aos domingos, à presença de 680 expositores cadastrados. Desde então, os artesãos devem apresentar em suas barracas o Termo de Permissão de Uso (TPU) visível e com foto. Segundo a Semab, até 20 de fevereiro as barracas devem também ser padronizadas. Há, ainda, um estudo em circulação entre as secretarias municipais para definir como se atenderá aos 600 expositores excedentes que reivindicam autorização para continuar na feira. Na impossibilidade, eles poderão ser remanejados para outros locais, garantem os dirigentes da Semab. "Enquanto isso, nossos homens estão colaborando com os agentes vistores da AR-Sé no sentido de coibir a presença de expositores ilegais na República e melhorar a segurança", diz o primeiro sargento Agripino Pereira de Sena, classe distinta da Guarda Civil. 

Abertas inscrições para o 13º Prêmio Abrinq 

Permanecem abertas até 11 de março as inscrições para o Prêmio Criança 2002 da Fundação Abrinq, instituição que visa a defender os direitos das crianças. O prêmio, criado em 1989, é destinado a ações, projetos e programas de pessoas, empresas e organizações sociais voltados a crianças de 0 a 6 anos, dentro dos temas: saúde do bebê e da gestante, convivência familiar e comunitária, violência doméstica e educação infantil. Informações e inscrições: 3081-0699 (ramal 197) ou www.fundabrinq.org.br/premiocrianca. 

Barão de Itapetininga promove feira do livro 

Por iniciativa da AÇÃO LOCAL Barão de Itapetininga, começará a ser promovida no logradouro uma feira do livro, com a colaboração das livrarias situadas na região. O evento acontecerá a partir de 2 de março, todo primeiro sábado de cada mês, das 9h30 às 16h. Além detendas instaladas entre a Praça da República e a Rua Dom José de Barros para venda de livros e realização de atividades didáticas, também deve ocorrer na Barão de Itapetininga atendimento médico feito por funcionários da Santa Casa de Misericórdia. 

Memorial do Imigrante e AÇÃO LOCAL organizam corso 

Por iniciativa da AÇÃO LOCAL Rua São Bento, da Secretaria de Estado da Cultura, do Memorial do Imigrante, da empresa Fantasias Sulamericana e da Associação Paulista de Carros Antigos, foi realizado em 2 de fevereiro, das 10h às 14h, o IV Corso de Carnaval, revivendo histórias carnavalescas ao percorrer diversas ruas do Centro e da região da Avenida Paulista. O passeio teve início no Memorial do Imigrante (Rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca) e terminou na Praça Júlio Prestes. Participaram do evento 30 carros das décadas de 20 a 50, além de pessoas fantasiadas (foto). 

Aulas de música na Galeria do Rock 

O secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, esteve em 19 de janeiro nas Grandes Galerias - conhecidas também como Galeria do Rock - para assinar um convênio com o Instituto Cultural Galeria do Rock, por meio do projeto Guri, para a realização de cursos de música, ministrados por professores, lojistas e freqüentadores da própria galeria. Os cursos serão oferecidos a milhares de jovens de oito a 18 anos que freqüentam diariamente o local. Entre os objetivos estão a geração de empregos, a formação de bandas, orquestras e corais e a melhoria da auto-estima das crianças e dos adolescentes. As AÇÕES LOCAIS Barão de Itapetininga e Paissandu apóiam a iniciativa dos organizadores como forma de dar continuidade ao importante trabalho de reestruturação das Grandes Galerias. Mais informações: 223-8402 ou 9983-4062, com Toninho. 

Não basta recuperar, é preciso manter 

A manutenção dos logradouros recém-recuperados no Centro é fundamental para que estes não se deteriorem novamente. Com base nesse princípio norteador, a AÇÃO LOCAL Martins Fontes torna-se um exemplo a ser imitado. Em 1999, reurbanizou a Praça Desembargador Mário Pires no final de 1999 e a mantém em bom estado de conservação até hoje. A reforma foi possível graças à colaboração financeira de cerca de R$ 65 mil efetuada por empresas localizadas na área. São essas instituições, também, que investem aproximadamente R$ 3,5 mil mensais na manutenção da praça: ali, há a presença freqüente de jardineiros, vigilantes e faxineiros. 

Nova diretoria toma posse na Roosevelt 

Aproveitando a série de eventos comemorativos do 448º aniversário da cidade, a AÇÃO LOCAL Roosevelt também colaborou com as festividades e realizou, na manhã do dia 25 de janeiro, uma lavagem na Praça Roosevelt, bênção ecumênica e espetáculos de música, dança e poesia, abertos a toda a coletividade. A AÇÃO LOCAL, na ocasião, também efetuou cerimônia de posse de sua nova diretoria, eleita em 5 de dezembro e agora presidida pela psicopedagoga Nair Fiorot, ex-diretora setorial de Promoção Social do núcleo. 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

  • Interação

    Edição: 80

    SETEMBRO / 2003

  • Interação

    Edição: 78

  • Interação

    Edição: 77

    SETEMBRO / 2002

  • Interação

    Edição: 76

    AGOSTO / 2002

  • Interação

    Edição: 75

    JULHO / 2002

  • Interação

    Edição: 74

    JUNHO / 2002

  • Interação

    Edição: 73

    MAIO / 2001

  • Interação

    Edição: 72

    MAIO / 2002

Gostou? Então compartilhe.