InterAção

Interação
EDIÇÃO: 72

AÇÕES LOCAIS e AR-Sé, mais próximas na nova gestão 

A Administração Regional da Sé (AR-Sé) está sendo gerida desde o início de abril pelo engenheiro Sérgio Marasco Torrecillas (foto), que substituiu a arquiteta Clara Ant na tarefa de coordenar as ações municipais nos dez distritos que compõem a região central. O novo administrador regional assume, para satisfação dos integrantes de AÇÕES LOCAIS, com a disposição de estreitar os laços entre a AR-Sé e a coletividade. Segundo o engenheiro, devem ocorrer reuniões quinzenais com as AÇÕES LOCAIS para discutir assuntos de interesse do Centro e estabelecer colaborações. Além disso, a Prefeitura deve divulgar em breve um plano que possibilitará uma maior interação entre as AÇÕES LOCAIS e o poder público municipal. 

Torrecillas iniciou sua gestão tocando projetos concretos, como a reurbanização do quadrilátero compreendido entre as ruas 7 de Abril e Conselheiro Crispiniano e as avenidas São João e Ipiranga. A reforma começou pela Rua Marconi e prevê a recuperação do calçamento local, a rearborização e a troca do mobiliário urbano. "Além disso, estamos dinamizando ações como manutenção de jardins, operações tapa-buracos e fechamento de baixos de viadutos com grades ou muros, e encaminhando a abrigos os moradores de rua ali instalados", explica o novo administrador regional. Outra medida tomada por Torrecillas é o combate a faixas, cartazes, pichações e letreiros de propaganda irregulares. 

O engenheiro discorda de que as medidas tomadas pela ex-administradora Clara Ant para recuperar o Centro foram pouco práticas. "Ela efetuou a etapa mais difícil, que é a de articulação dos diversos atores sociais e de reerguimento da então sucateada AR-Sé." De uma forma geral, Torrecillas pretende dar continuidade às ações iniciadas por Clara Ant, como a reorganização do comércio informal - a partir de maio, novos TPUs (Termos de Permissão de Uso) serão distribuídos aos camelôs, que se instalarão em pontos fixos nas ruas -, recapeamento asfáltico de 75 mil m² de ruas do Centro histórico e melhorias no processo de coleta de lixo e da varrição no Centro. Da parte da coletividade, a expectativa é de que o engenheiro repita no Centro o bom trabalho que realizou à frente da Regional da Mooca. Ao completar um ano no cargo, ele foi avaliado pelo jornal SPTV, da TV Globo, como o terceiro melhor administrador regional da cidade. 

Destaque
Uma exposição de novos equipamentos das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica foi montada no Vale do Anhangabaú em 21 de abril (foto), em comemoração ao Dia de Tiradentes, quando também é celebrado o Dia da Polícia. O governador Geraldo Alckmin visitou os estandes, acompanhado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. O estandedo Grupo de Operações Especiais (GOE) exibiu os novos armamentos recebidos pelas corporações, enquanto o da Polícia Técnico-Científica demonstrava novas técnicas de registro de impressões digitais. Na oportunidade, houve distribuição de medalhas a familiares de policiais mortos e feridos, além de show do cantor sertanejo Daniel.

 

Opinião
A hora da boa gestão 

Há quase um ano e meio, quando a arquiteta Clara Ant assumiu a Regional da Sé, a Associação Viva o Centro e o Programa AÇÃO LOCAL lhe deram todo o apoio, colocando-se à disposição inclusive para intervenções pontuais, entre as quais se encontravam os mutirões de manutenção e limpeza urbana. A recente troca de comando na AR-Sé nos leva a reiterar de que tanto a Viva o Centro como as AÇÕES LOCAIS continuam à disposição da administração para colaborar. Afinal, é sempre bem-vindo todo projeto que acene com melhoria da qualidade de vida no Centro de São Paulo. 

Em sua gestão, Clara avançou em pontos cruciais para a região central da cidade. Criou a Escola da Cidadania Urbana, buscando difundir atitudes consoantes à urbanidade no Centro, no que contou com o apoio direto de várias AÇÕES LOCAIS; deu partida ao Plano Reconstruir o Centro, criando boas expectativas moradores, comerciantes e trabalhadores dos distritos Sé e República, há anos sonhandocom a requalificação dessa área; e começou a desmontar o esquema de corrupção e apatia existentes dentro da Regional, de modo a sanear os costumes e práticas administrativas. 

Nesse período, no entanto, o Centro pouco evoluiu no sentido prático da boa gestão pública, ou seja, embora tenha havido todo um esforço em direção à mudança de mentalidade e de conscientização popular para a importância do apoio da sociedade civil à zeladoria urbana, pouco progresso se viu em matéria de limpeza, conservação de logradouros, manutenção de calçadas, calçadões, mobiliário público e jardinagem, além de disciplina no uso do espaço público. 

O Centro, na verdade, precisa de muito pouco para se recompor. Não há necessidade de grandes investimentos públicos ou de profundas intervenções urbanas. Mas é preciso, sim, passar da teoria à prática no que diz respeito à gestão e, principalmente, zelar para que a legislação vigente - tão vilipendiada no caso dos camelôs, só para citar um exemplo -passe a ser cumprida. 


LAPSO 

Diferentemente do que foi publicado na edição nº 71, a Feira da Saúde realizada no início de abril no Pátio do Colégio teve organização da Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo com apoio de várias entidades, entre elas a AÇÃO LOCAL Pátio do Colégio/Boa Vista. A AÇÃO LOCAL Álvares Penteado, por sua vez, recebeu da Santa Casa de Misericórdia a doação de um espaço de mais de 100 m², e não de uma sala. Além disso, é o prédio Ouro Para o Bem do Brasil, pertencente à Santa Casa e localizado à Rua Álvares Penteado, que está completando 70 anos, e não a própria instituição.

 

Recém-restaurados junto com os monumentos em homenagem a Carlos Gomes, os postes históricos da Praça Ramos de Azevedo já exibem cartazes colados em sua estrutura, sem que seja aplicada nenhuma punição aos responsáveis  



Reciclagem de lixo, fundamental para o Centro 

Importantíssimo para o sistema de descarte, coleta e destinação do lixo na região central, o tratamento de detritos recicláveis é de responsabilidade do Departamento de Limpeza Urbana do Município (Limpurb), pertencente à Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura. Em contribuição a essa tarefa, e para atender à solicitação de vários leitores, o InterAção divulga abaixo alguns pontos de coleta de recicláveis existentes no Centro. Você pode juntar esses materiais e depois levá-los ao endereço mais próximo de sua casa ou escritório. 

Quanto ao chamado "lixo perigoso" (pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes etc.), a responsabilidade pela coleta e destinação é das empresas produtoras dos materiais, sob vistoria da Secretaria Municipal de MeioAmbiente (SMMA), que pode ser contatada pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/smma. No quadro abaixo, há pelo menos duas empresas que compram esses materiais, a Suzaquim/Faarte e a Apliquim. Segundo o Limpurb, a Suzaquim é a única no Brasil a coletar pilhas e baterias. 

Instituições (doação)
Instituição: Limpurb 
Endereço: Rua Azurita, 100, Canindé. Tel. 3311-6411, ramal 131 
Materiais aceitos: Plásticos, vidro, papéis e metais 

Instituição: Fatec-SP 
Endereço: Pça Cel. Fernando Prestes, s/n, Luz 
Materiais aceitos: Plásticos, vidro, papéis e metais 
Empresas (compra)
Empresa: Aparas de Papel Liberdade 
Endereço: R. São Paulo, 163, Liberdade. Tel. 3209-0882 
Materiais aceitos: Alumínio, metais, papel, papelão 

Empresa: Apliquim Tec. Ambiental 
Endereço: R. Brig. Tobias, 356, 11ºa., Luz. Tel. 3313-1277
Materiais aceitos: Lâmpadas fluorescentes 

Empresa: Arteplas Ind. e Com. de Plásticos 
Endereço: R. Mazzini, 147, Liberdade. Tel. 3208-8522 
Materiais aceitos: PVC 

Empresa: Suzaquim/Faarte 
Endereço: R. Jesuíno Pascoal, 52, Santa Cecília. Tel. 224-9427 
Materiais aceitos: Alumínio, metais, papel, papelão, pilha, cartucho de tinta, bateria etc. 

Empresa: CS Produtos Siderúrgicos 
Endereço: R. Francisco Teixeira Nogueira, 108, Barra Funda. Tel. 3611-1677 
Materiais aceitos: Sucata de ferro 
Associações (doação)
Associação: Coorpel 
Endereço: R. 25 de Janeiro, 170, Luz. Tel. 3311-9961 
Materiais aceitos: Plástico, papéis, papelão, alumínio, cobre 

Associação:Núcleo Seletivo do Glicério 
Endereço: R. Barão de Iguape, 939, Liberdade. Tel. 3276-5355 
Materiais aceitos: Papéis, papelão, plástico, metais, alumínio 

Associação:Sesc Carmo - Projeto Mesa São Paulo 
Endereço: R. do Carmo, 147, Sé. Tel. 3105-9121 
Materiais aceitos: Retiram objetos, utensílios, eletrodomésticos usados, 
alimentos dentro do prazo de validade, sobras de alimentos industriais 

Associação:Inst Recicle Milhões de Vida/1º Grup. do Corpo de Bombeiros 
Endereço: R. José Bento, 15, Cambuci 
Materiais aceitos: Plástico, papéis, papelão, alumínio, cobre 

Associação:Inst Recicle Milhões de Vida/1º Grup. do Corpo de Bombeiros 
Endereço: Pç. Clóvis Bevilacqua, 421, Sé 
Materiais aceitos: Plástico, papéis, papelão, alumínio, cobre 

Associação:Inst Recicle Milhões de Vida/1º Grup. do Corpo de Bombeiros Consolação 
Endereço: R. da Consolação, 1663, 
Materiais aceitos: Plástico, papéis, papelão, alumínio, cobre 

Associação:Inst Recicle Milhões de Vida/ 2º Grup. do Corpo de Bombeiros 
Endereço: Al. Barão de Piracicaba, 126, Campos Elíseos 
Materiais aceitos: Plástico, papéis, papelão, alumínio, cobre



Festa de Corpus Christi 

A AÇÃO LOCAL Maria Paula e o Centro Pastoral São Francisco de Assis estão convidando a coletividade para realizar a quarta festa de Corpus Christi no logradouro, em 30 de maio, com missa campal na Rua Japurá, 234, e procissão que deverá percorrer o quadrilátero formado pelo Viaduto Jacareí e ruas Japurá, Santo Amaro e Dr. Nestor Estevão Natividade. Os interessados em trabalhar na organização ou em doar serragem, tinta ou cal, para enfeitar as ruas com tapetes produzidos por artistas locais, devem ligar para o Centro Pastoral, no tel. 3104-1931. 

Para ficar em forma 

Numa iniciativa da AÇÃO LOCAL Ramos de Azevedo, a prática de Tai Chi Chuan (foto), aberta a quem quiser se exercitar pela manhã, está sendo realizada nos jardins da Praça Ramos de Azevedo às segundas e quartas-feiras, das 7h45 às 8h45, desde 22 de abril. O professor Antonio Moreira, que ministra as aulas, pertence à Associação Tai Chi Pai Lin. Mais informações: 3865-5072. 

Viva o Centro e CEA-Luz realizam visita a usina de compostagem de Leopoldina 

Como parte do programa previsto no curso "A Coleta Seletiva e a Questão Sócio-Ambiental da Região Central", que acontece nas tardes de quinta-feira na sede da Viva o Centro, sob coordenação do Centro de Educação Ambiental Jardim da Luz (CEA-Luz), foi promovida no início de abril uma visita à Usina de Com-postagem de Vila Leopoldina (foto), considerada por outros municípios um exemplo de transformação de dejetos. Ali, os cerca de 30 participantes do curso puderam conferir o funcionamento da usina, desde o "descanso" de 18 horas do lixo orgânico para se transformar em composto orgânico até a verificação das mudas e do "minhocário", mantidos com o material ali produzido. 

Para os especialistas do CEA-Luz, que pertence à Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SMMA), o principal objetivo da visita foi mostrar a importância do sistema de tratamento do lixo orgânico para a cidade. Visitas à usina podem ser agendadas pelo tel. 3311-6411. Mais informações sobre compostagem no site http://br.geocities.com/compostagem/index/html. 

O curso sobre questão sócio-ambiental tem agendada outra visita em 2 de maio, desta vez a uma indústria de papel. No dia 9, será encerrado com uma avaliação geral dos resultados obtidos e com uma oficina de reciclagem de papel. 

AÇÃO LOCAL Ipiranga III, agora com nova diretoria 

O hoteleiro Fábio Ionesco, do Normandie Design Hotel, acaba de ser eleito presidente da AÇÃO LOCAL Ipiranga III, que abrange a Avenida Ipiranga no trecho Rio Branco/Praça Alfredo Issa. É meta do empresário concentrar esforços para unificar as AÇÕES LOCAIS Ipiranga III e Cásper Líbero e recuperar a Rua SantaIfigênia (no trecho que compreende do Largo Santa Efigência a Avenida Ipiranga). Unificada, a área concentrará um número expressivo de hotéis quatro estrelas, dando ao núcleo maior representatividade para pleitear do poder público controle do comércio informal e melhoria da limpeza, iluminação e tráfego locais. 

Clonagem de cartões preocupa AÇÔES LOCAIS 

Redobram os cuidados no Centro para coibir a clonagem de cartões bancários. Caixas eletrônicos de alguns bancos situados na região central têm sido usados por criminosos para a clonagem de cartões. A Polícia Militar e as AÇÕES LOCAIS pedem à coletividade do Centro que se acautele ao realizar operações bancárias para não ter a conta corrente esvaziada por golpistas. Recomenda-se: tomar cuidado ao digitar senhas, não pedir ajuda a estranhos nem contar dinheiro diante de outras pessoas, evitar saques durante a noite e em locais desertos e, principalmente, guardar o cartão eletrônico em lugar seguro. 

Eleito novo Conselho Tutelar da Sé 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acaba de divulgar o resultado das eleições para conselheiros tutelares do município, realizadas em meados de abril. Os conselheiros escolhidos na Sé são: José Maria Epifânio, Izaura dos Santos, Dalva Batista dos Santos, Valdir da Conceição e Aguinaldo Firmino Júnior. Depois de empossados, caberá a eles fazer cumprir na região, em diferentes níveis sociais, os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

EDIÇÕES ANTERIORES

  • Interação

    Edição: 80

    SETEMBRO / 2003

  • Interação

    Edição: 78

  • Interação

    Edição: 77

    SETEMBRO / 2002

  • Interação

    Edição: 76

    AGOSTO / 2002

  • Interação

    Edição: 75

    JULHO / 2002

  • Interação

    Edição: 74

    JUNHO / 2002

  • Interação

    Edição: 73

    MAIO / 2001

  • Interação

    Edição: 72

    MAIO / 2002

Gostou? Então compartilhe.