InterAção

Interação
EDIÇÃO: 76

Curso marca início de parceria entre SAS e AÇÕES LOCAIS. 

A Associação Viva o Centro, as AÇÕES LOCAIS e a Secretaria Municipal da Assistência Social (SAS), comandada pela vereadora e assistente social Aldaíza Sposati, acabam de firmar parceria para dinamizar o Projeto Acolher. Esse programa, elaborado pela SAS, destina-se ao atendimento de moradores de rua e seu encaminhamento a albergues, onde irão receber cuidados de saúde e higiene, apoio para obter documentos e convite para atividades culturais e educativas, dentro de um plano maior de promoção social. O passo inicial para a efetivação dessa parceria foi a realização do primeiro curso de capacitação de voluntários ministrado por funcionários da SAS a integrantes de AÇÕES LOCAIS, durante todo o dia 12 de agosto. Os cerca de 20 voluntários trabalharão na abordagem e encaminhamento dessas pessoas em conjunto e sob orientação dos técnicos da secretaria. Interessados em aderir podem se cadastrar para novas turmas na SAS (tel. 5574-6211) ou naCoordenadoria de Apoio às AÇÕES LOCAIS, com Teresinha Santana (3398-8807). 

OAB-SP adota escultura na João Mendes 

Atendendo a um pedido da AÇÃO LOCAL João Mendes, a Ordem dos Advogados do Brasil-seção São Paulo (OAB-SP) aderiu ao programa Adote uma Obra Artística, do Departamento de Patrimônio Histórico do Município (DPH), e vai restaurar a escultura representando o advogado João Mendes, na praça de mesmo nome. A base que sustenta a escultura está rompida, favorecendo infiltrações, e a mureta que a circunda tem servido de assento, por não haver bancos na praça. Com o restauro, o ajardinamento e a substituição da mureta por gradil, ficará faltando a adoção da outra esculturado logradouro, "Contando a Féria" (formada por um engraxate e um jornaleiro). O programa do DPH visa a estimular o restauro e a conservação das 500 obras escultóricas da cidade, das quais mais de metade se encontra na área abrangida pela Subprefeitura da Sé. Para participar, entidades, empresas e pessoas físicas interessadas devem encaminhar carta de intenções ao DPH, apresentar projeto e memorial descritivo dos serviços a serem executados e, uma vez que a proposta seja aprovada pelos técnicos, assinar com o órgão um termo de cooperação. O tel. do DPH é 3326-1010. 

EM DESTAQUE 

Peso pesado 

Autorização do Limpurb para circular eles têm, mas caminhão pesado de lixo no calçadão danifica o piso recém-recuperado. Não seria mais adequado que o serviço fosse feito por pequenos e leves carrinhos coletores?
 

 

Opinião
Voluntariado experiente e colaborador 

Em seu sexto ano de existência, as AÇÕES LOCAIS podem se orgulhar de já ter alcançado experiência suficiente para trabalhar em conjunto com órgãos do poder público e/ou outras entidades da sociedade civil, obtendo em alguns casos resultados realmente relevantes. No momento, algumas dessas parcerias estão em articulação com o poder público municipal e a iniciativa privada, devendo proporcionar, a curto prazo, mais qualidade de vida para quem mora e/ou trabalha no Centro. 

Uma dessas parcerias, com a Secretaria de Assistência Social do município (SAS), destina-se a equacionar um dos maiores problemas sociais do Centro, o dos moradores de rua. A secretária Aldaíza Sposati, em visita à Viva o Centro, obteve dos integrantes das AÇÕES LOCAIS o engajamento no Projeto Acolher, programa criado não sópara encaminhar moradores de rua a albergues, durante o inverno, mas para dar-lhes, nesses espaços, uma chance de re-inserção social. Como parte dessa parceria, cursos de capacitação, ministrados por profissionais da própria secretaria, estão sendo disponibilizados pela parceria para que integrantes das AÇÕES LOCAIS se tornem voluntários nesse processo cujo objetivo é tirar essas pessoas da indigência atual. 

Outros projetos estão em fase de formatação. Alguns dizem respeito exclusivo à zeladoria urbana, outros voltam-se à manutenção e/ou restauro do patrimônio histórico tombado, e há os que, como a parceria entabulada pela Viva o Centro com a Universidade Anhembi Morumbi, visam à promoção social e ao exercício cada vez mais consciente da cidadania pelos membros das AÇÕES LOCAIS.



Complemento à nota publicada na pág. 3 do InterAção nº 74: o estudo inicial levado aos órgãos do patrimônio histórico, apontando as obras de conservação e restauro no conjunto arquitetônico da Ordem Terceira de São Francisco, no Largo São Francisco, foi elaborado pelo escritório Helena Saia Arquitetos Associados. Aoscuidados da Total Quality Engenharia estão os projetos das obras citadas acima e a execução, a cargo da Guedes Construtora, ambas com acompanhamento técnico dos profissionais do Condephaat. Interessados em patrocinar podem ligar para 3106-5297 e falar com Aparecida de Guadalupe, ministra da Ordem Terceira.



Secretário de Segurança Urbana faz palestra na VIVA O CENTRO 

A convite da Associação Viva o Centro e do Programa AÇÃO LOCAL, o secretário municipal da Segurança Urbana e ex-ouvidor do município, Benedito Mariano, estará na sede da entidade no dia 27 de agosto, às 17h, para falar à comunidade do Centro sobre a questão do comércioinformal e outros assuntos que preocupam quem mora, trabalha, tem o seu negócio ou patrimônio na região. Mariano também deverá dar detalhes sobre o papel assumido por sua secretaria, recentemente criada pela prefeita Marta Suplicy. A Associação Viva o Centro fica na Rua Líbero Badaró, 471, 22º andar. 

AÇÕES LOCAIS denunciam à Ouvidoria ameaças recebidas de camelôs 

As AÇÕES LOCAIS 24 de Maio, Barão de Itapetininga, Marconi e Paissandu deram entrada na Ouvidoria Geral do Município, em 9 de agosto, a um documento arrolando várias ameaças de agressão e até morte feitas por camelôs a dirigentes e integrantes das AÇÕES LOCAIS. As vítimas haviam recorrido a órgãos da Prefeitura, em especial ao Núcleo de Atendimento ao Público (NAP) da Subprefeitura da Sé, denunciando a usurpação do espaço público. Embora registradas por funcionários públicos municipais, as queixas recebidas "vazaram" e os camelôs acusados passaram a fazer ameaças. Na Ouvidoria, a informação é de que o conteúdo do documento será objeto das devidas investigações. Outros oito usuários do Centro, sem vínculos com AÇÕES LOCAIS, foram vítimas do mesmo tipo de ameaça e também se dispuseram a prestar depoimento. 

AÇÃO LOCAL Avanhandava estimula reforma de calçadas por proprietários 

A AÇÃO LOCAL Avanhandava conseguiu convencer moradores, comerciantes, comerciários e demais empresários da microrregião a reformaras calçadas de seus imóveis, visando à segurança do pedestre e à unidade estética do lugar. Para que essa vitória fosse conquistada foi fundamental o empenho pessoal de uma das diretoras da AÇÃO LOCAL. Até mesmo um funcionário do ProCentro foi convidado a falar à comunidade sobre os tipos de pisos permitidos pela Prefeitura, com base no "Guia para Reconstruir as Calçadas do Centro e dos Bairros Centrais", publicado pela AR-Sé em fevereiro com a colaboração da Viva o Centro e de outras entidades. Entre as alternativas, optou-se pelo piso de concreto intertravado. A Prefeitura, por sua vez, já plantou ipês amarelos e roxos na região, o que deve colori-la já na próxima florada, e está reformando a praça. 

Bolsas de estudos beneficiam crianças, office boys e policiais 

Oferta de cursos gratuitos de informática e de inglês a diversos tipos de público do Centro. Esse é o fruto de duas parcerias conquistadas pela Viva o Centro, uma com a Universidade Anhembi Morumbi e outra com a Millennium Línguas. Decorrente da primeira serão abertas duas turmas de 35 office boys cada, na faixa de 15 a 19 anos, para ensino de informática no próprio campus central da universidade, no Vale do Anhangabaú (sábados, das 12h30 às 15h30, e terças e quintas-feiras, das 14h às 15h30). O segundo curso, para aprendizado da língua inglesa, é dirigido a policiais militares da 2ª Cia. do 7º BPM e para dez crianças de 12 a 17 anos que freqüentam a Rua 7 de Abril, filhas de porteiros e zeladores da região. Inscrições e informações com Teresinha Santana, no tel. 3398-8807. 

AÇÃO LOCAL 9 de Julho recebe doações para Espaço da Sopa 

Com o intuito de ampliar as atividades do Espaço da Sopa, situado à Rua Penaforte Mendes, a AÇÃO LOCAL 9 de Julho está aceitando doações de revistas, jornais, papelsulfite, cartolina, cadernos, lápis, retalhos, tecidos, tintas, pincéis, garrafas, lãs, linhas e agulhas, entre outros objetos. Com esse material, o objetivo é oferecer oficinas de artese artesanato para os moradores em situação de rua que usam o local como refeitório. Interessados em colaborar podem obter mais detalhes pelo tel. 289-7484. 

Conservação de árvore preocupa AÇÃO LOCAL 

Integrantes da AÇÃO LOCAL Ladeira da Memória estão preocupados com o destino da figueira centenária localizada ao lado do Obelisco do Piques. Há anos a árvore esteve sustentada por uma corrente que acabou se rompendo depois de abrir profundas cicatrizes em seu tronco. E, recentemente, foi alvo de uma poda que, na avaliação de alguns técnicos ouvidos pela AÇÃO LOCAL, vai colocá-la em risco, pois, com a chegada das chuvas, poderá encharcar-se e ser contaminada por fungos e bactérias, vindo a apodrecer. Essa hipótese, contudo, deve ser descartada, segundo afirma a engenheira agrônoma Yayoko Hayashi, da Supervisão de Serviços Públicos da Subprefeitura da Sé. "Fizemos uma poda técnica em função do estado precário da árvore. E, para protegê-la, agora vamos aplicar um produto químico com função cicatrizante em seus galhos." 

Descoberta casual põe Paissandu na lista de varrições do Limpurb 

Na reunião de julho do Conselho Setorial de Serviços Públicos das AÇÕES LOCAIS, realizada na sede da Viva o Centro, descobriu-se, consultando planilhas de varrição de logradouros públicos do Limpurb, que o Largo do Paissandu simplesmente não constava do documento de contratação da Vega, pela Prefeitura, para esse serviço no Centro. A descoberta, possível porque técnicos do Limpurb passaram a participar dessas reuniões, permitiu que o órgão reparasse a falha. Agora o Paissandu "integra" a planilha, e os participantes da AÇÃO LOCAL Paissandu ficarão ainda mais atentos, a ver se o lugar recebe mesmo todas as dez varrições previstas. 

EDIÇÕES ANTERIORES

  • Interação

    Edição: 80

    SETEMBRO / 2003

  • Interação

    Edição: 78

  • Interação

    Edição: 77

    SETEMBRO / 2002

  • Interação

    Edição: 76

    AGOSTO / 2002

  • Interação

    Edição: 75

    JULHO / 2002

  • Interação

    Edição: 74

    JUNHO / 2002

  • Interação

    Edição: 73

    MAIO / 2001

  • Interação

    Edição: 72

    MAIO / 2002

Gostou? Então compartilhe.