Documentos

Carta aos Candidatos - Eleições Municipais 2016

Tendo em vista as Eleições Municipais de 2016, a Viva o Centro elaborou pela sétima vez a já tradicional Carta aos Candidatos. O documento contém propostas de temas relacionados ao Centro a serem abordados durante a campanha dos candidatos à Prefeitura, bem como após a eleição.

Análises e propostas da Associação ao projeto da Emurb para a Reforma da Praça Roosevelt

Nesse documento a Associação Viva o Centro faz uma avaliação do Projeto para a Praça Roosevelt, da Emurb. Na primeira parte, descreve o diagnóstico e os partidos urbanísticos e arquitetônicos decididos pela Emurb, conhecidos através do projeto executivo e de uma apresentação feita pelo órgão à Associação, em fevereiro de 2009. Na segunda parte, a Viva o Centro tece seus comentários e sugestões, com tópicos e ilustrações.

Calçadão 1998-2008: 10 anos de Avaliação

Em 1998 a Associação, o Unicentro Belas Artes e outras instituições desenvolveram uma série de workshops e uma pesquisa de opinião com os usuários do sistema de Calçadões do Centro de São Paulo. Em 2008, essa pesquisa foi repetida, integrando a contínua avaliação dos Calçadões que a Associação tem feito, desde então. Esse documento é um resumo dos resultados da pesquisa, apresentados para a comunidade e para a mídia em outubro de 2008. A íntegra dos resultados pode ser consultada na Biblioteca da Associação e estará disponível futuramente neste site.

Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Sé

Compilação de mapas e texto do Plano Regional Estratégico para a Região Central, elaborado pela Prefeitura de São Paulo. Contém as diretrizes municipais de desenvolvimento urbano para a área e as normas de uso e ocupação do solo. Em anexo, mapas do PRE da Subprefeitura da Moóca, que desde de 2003 abriga os distritos centrais Brás e Pari.

Mesa Redonda sobre Intervenções Estruturais no Centro

Íntegra da Mesa Redonda organizada pela Viva o Centro em 10 de maio de 2006 para discutir as intervenções propostas pela municipalidade para a Região Central, mais especificamente, a Nova Luz e Praça das Artes. Participaram da mesa, quatro secretários municipais e especialistas da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Proposta de revisão dos Calçadões do Centro

A Associação Viva o Centro propõe a revisão e o aperfeiçoamento desse sistema. Todo esse trabalho virou um livro, “O Calçadão em Questão – 20 anos de experiência do calçadão paulistano”. Nas edições n.º 27 e 37 da revista urbs, amplas matérias voltam a discutir os calçadões e a necessidade de se repensar o sistema e noticiam a entrega desses estudos pela Viva o Centro às respectivas gestões municipais.

Proposta de Supervisão Urbana por microrregiões

A proposta consiste em dividir o Centro Histórico (distritos Sé e República), com seus 4,4 km2, em 12 microrregiões e, para cada uma delas, designar um Supervisor de Área que, dotado de uma pequena estrutura de apoio, terá a incumbência de fiscalizar a qualidade e a eficiência da zeladoria urbana e da rede de proteção social na sua microrregião.

Proposta de Refuncionalização do Vale do Anhangabaú

Restabelecimento do trânsito local no Anhangabaú, sem perda de suas qualidades de pequeno parque central, com vias bem delimitadas, incluindo a criação de uma rambla contínua para o pedestre, entre o Largo do Paissandu e a Rua Líbero Badaró.

São Paulo, Centro-Eleições 2008 Carta aos candidatos

Documento entregue aos candidatos à prefeitura de São Paulo em 2008, contendo 10 propostas prioritarias para o Centro

São Paulo, Centro-Eleições 2004 Carta aos candidatos

Documento entregue aos candidatos à prefeitura de São Paulo em 2004, contendo 10 propostas prioritarias para o Centro
Gostou? Então compartilhe.