Home > Notícias do Centro > Notícias > 1° Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas

1° Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas

02/05/2007

27/08/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

1° Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas

 

No próximo sábado (29/8), a partir das 14h, no Auditório do MAC - Parque Ibirapuera - a Secretaria do Meio Ambiente realiza o 1° Encontro Municipal sobre Mudanças Climáticas ? São Paulo Rumo a Copenhage. O evento, aberto ao público, contará com apresentações do ecologista Fábio Feldmann, Paulo Salvida, da Faculdade de Medicina da USP, Sérgio Leitão, diretor de campanhas do Greenpeace, e do Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

 

Serão debatidos os temas aquecimento global, mudanças climáticas, mudanças climáticas e saúde humana, Lei Municipal de Mudanças Climáticas, entre outros.  Após as apresentações e debates, será exibido, em parceria com o Consulado da França em São Paulo, o filme Home, dirigido pelo fotógrafo Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson, que discute as principais questões ambientais da atualidade e mostra como a humanidade interferiu no equilíbrio do planeta. São imagens aéreas da Terra, que desvendam o estado do planeta abordando as mudanças climáticas, a desertificação e o nível das águas.   Para participar, basta se inscrever pelo telefone (11) 3286 0663.

 

No mesmo dia, às 13h, no Portão 10 do Parque Ibirapuera, será inaugurado um grande relógio marcando a contagem regressiva para a COP-15 e acontecerá o lançamento da Campanha TicTacTicTac, aliança inédita de organizações não governamentais, sindicatos, grupos religiosos e pessoas comuns que reivindicam um acordo justo nas negociações sobre mudanças climáticas. Acesse: www.tictactictac.org.br.

 

Política Municipal de Mudanças Climáticas

 

A Cidade de São Paulo conta agora com uma importante aliada no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas: a Lei Municipal de Mudança do Clima. Sancionada em junho deste ano, a Lei Municipal de Mudança do Clima estabelece como meta para 2012 a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa na cidade. Desde 2005, São Paulo já conseguiu reduzir em 20% suas emissões com o funcionamento de duas usinas de biogás nos aterros sanitários Bandeirantes e São João, localizados respectivamente nas zonas norte e leste da cidade. Esta é uma performance inédita. Países como Inglaterra e Alemanha vêm prometendo este desempenho para 2015 ou 2020.

 

Será constituído um comitê específico para acompanhar a implantação das medidas previstas na Lei Municipal de Mudanças Climáticas , a qual prevê, entre muitos pontos, priorização dos coletivos, estímulo ao uso de meios de transporte com menor potencial poluidor, monitoramento e armazenamento de cargas privilegiando o horário noturno, implantação de corredores de ônibus, programas e incentivos para carona solidária e transporte compartilhado, redução progressiva do uso de combustíveis fósseis, estabelecimento de programa obrigatório de coleta de resíduos, exigência de obediência a critérios de eficiência energética, sustentabilidade ambiental e eficiência de materiais em novas construções, entre muitos outros pontos.

 

A prática de São Paulo tem sido reconhecida internacionalmente. Neste momento a cidade faz parte da direção mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e da comissão executiva do C-40, grupo de grandes cidades lideradas por Londres e Nova York, articuladas para neutralização do aquecimento global. São Paulo tem participação ativa nas reuniões e conferências, sendo a única cidade latino-americana

integrante do Comitê Executivo.

 

Serviço

Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral - Moema
Sáb (29/8)

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.