Home > Notícias do Centro > Notícias > Aliança pelo Centro Histórico ajuda a reciclar pilhas

Aliança pelo Centro Histórico ajuda a reciclar pilhas

27/10/2014

A Aliança pelo Centro Histórico segue contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além da campanha de Reciclagem de Celulares, a Aliança possui também um ponto de coleta de pilhas para reciclagem, projeto da escoteira Isabela Mello, do 384º Grupo Escoteiro Monte Olimpo.

As pilhas são compostas por químicos pesados, como chumbo, mercúrio, níquel e zinco. Estes elementos são tóxicos não só para os seres vivos, mas também para o solo e rios. Em seres humanos, afetam o sistema nervoso e podem ser causa de câncer. Portanto, o descarte feito de forma correta e a posterior reciclagem de pilhas e baterias é fundamental para não prejudicar o meio ambiente.

A reciclagem de pilhas neutraliza os metais existentes, tornando-os inofensivos. Na útlima etapa, o resíduo sólido que resulta de todo este processo é utilizado como pigmento que colore vidros, tintas, fogos de artifício e pisos de cerâmica.

Depois de recolher as pilhas, Isabela irá levá-las para o papa-pilha de um grande banco. De lá, as pilhas passarão por São José dos Campos e chegarão a Suzano, onde se dará a etapa final da reciclagem.

Tem pilhas já gastas? Então passe pela Aliança pelo Centro Histórico, na Rua da Quitanda, nº 80, deposite-as no ponto de coleta e ajude o meio ambiente!

Deixe Seu Comentário:

1 Comentário

  1. Gravatar of Fatima Xavier da Rocha
    Fatima Xavier da Rocha Postado sábado, 27 de dezembro de 2014 às 10:12:33

    Adorei essa ação. Essa informação circula por outros meios de comunicação? Sou professora e pensei em fazer um ponto de coleta na escola em que trabalho. É possível?

Gostou? Então compartilhe.