Home > Notícias do Centro > Notícias > Aliança pelo Centro Histórico: um ano em atividade

Aliança pelo Centro Histórico: um ano em atividade

19/08/2010

19/08/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Aliança pelo Centro Histórico: um ano em atividade

 

Renato Leary

Zeladores Urbanos: Uniformizados e atentos, eles já são reconhecidos no Centro

Há um ano, quem tem negócios, trabalha ou frequenta o Centro habituou-se a ver os zeladores urbanos da Aliança pelo Centro Histórico ? rapazes e moças uniformizados, com quepe encimado pelo logotipo da Viva o Centro ? circulando pelo Triângulo das 6 da manhã à meia-noite.

Eles estão nas ruas para detectar problemas e comunicá-los por rádio à Aliança, na Rua da Quitanda, 80.

Desse trabalho resultam relatórios, encaminhados de forma sistêmica aos "solucionadores" nos órgãos públicos para auxiliar na solução dos problemas registrados. A transmissão é feita com ajuda do sofware SACI?Sistema de Acompanhamento e Cadastro de Inconformidades, especialmente desenvolvido para isso.

Com a Aliança, o objetivo é tornar o Centro Histórico um modelo em termos de atendimento social, limpeza pública, segurança e manutenção, para atrair um público cada vez maior para seu comércio, serviços e equipamentos culturais. Zeladoria urbana (manutenção e limpeza), melhoria da segurança (melhorar não só a segurança efetiva, mas também a sensação de segurança), motivação e mobilização da comunidade, promoção social e marketing da área são os focos do programa.

 

Rafael Martins

Saguão da base de apoio e informações turísticas da Aliança

Em seu primeiro ano de operação, a Aliança já enviou à Prefeitura mais de 25 mil comunicados de inconformidades no espaço público do Triângulo Histórico, área inicial de aplicação da iniciativa e que tem nos vértices a Praça da Sé e os largos São Bento e São Francisco. Os dados colhidos, além de analisados periodicamente, já permitem o desenvolvimento de ações de mobilização da comunidade e de promoção da área.

A tabulação dos comunicados de inconformidades já fornece um quadro preciso das dimensões do problema social e das necessidades de parcerias para seu encaminhamento. Pernoitam diariamente pelas ruas e praças do Triângulo 400 pessoas em média.

Para melhorar a segurança, foi feito o cadastramento de 199 câmeras de segurança já localizadas na área. Agora se processa o cadastramento de seus responsáveis. O passo seguinte será o cadastro específico de cada uma delas, com sua área de cobertura. Também se incentivou a manutenção de iluminação de marquises e fachadas após o encerramento do expediente.


Foram realizadas reuniões com integrantes da comunidade para induzi-los a boas práticas urbanas e cadastrados 100% dos estabelecimentos situados no térreo da área e condomínios. E está em elaboração um mapa da área com indicação de equipamentos culturais, patrimônio histórico, comércio e serviços, bem como a inclusão dos apoiadores da Aliança na Rede de Benefícios Viva o Centro.

Cresce quadro de colaboradores

A Aliança pelo Centro Histórico, além de seus patrocinadores - BM&FBovespa, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Banco Itaú Unibanco, Banco Nossa Caixa, Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e Uniesp - já reúne mais de 60 colaboradores, que também participam automaticamente da Rede de Benefícios Viva o Centro. Conheça-os aqui e saiba como se tornar um deles no site www.vivaocentro.org.br:

Administradoras: Divicom Assessoria e Negócios, Pactum Consultoria Empresarial, Palacete Lara, Porto Geral Administração, Empreendimentos e Participação e Rio Administradora de Imóveis.

Agências Bancárias: Banco Bradesco S.A.-Ag. Central, Banco de Brasília S. A.-Ag. Centro.

 

Associações e Institutos: Adeval, Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercado, Cabesp, Caasp, Conselho Regional de Economia (2ª região/SP), Instituto dos Advogados de SP.

Bares, Restaurantes e Lanchonetes: Alcachofra Restaurante, Bovinu?s Gril & Beer/Anhangabaú, Café Girondino, Casa do Pão de Queijo/Rua Anchieta, Cittá Restaurantes, Doce Atração Produtos Alimentícios, Expresso São Paulo, Nova Opção Grill Bar e Restaurante, Piccolo Café, Planeta Frutas, Lanches, Recanto Chico Lanches Bar, Restaurante Aroma & Sabor e Restaurante Guanabara.

Cartórios: 4º Oficial de Registro de Títulos e Documentos, 7º Tabelião de Notas da Capital, 8º Cartório de Notas de São Paulo, Serviço Central de Protesto de Títulos

 

Comércio: Banca de Jornais Mara, Bongusto Calçados, Boscaro Machado Com. de Prods. Ortopédicos (Doctor Feet), Casa da Bóia Comércio e Indústria de Metais, Casa Priba de Artefatos de Tecidos Ltda-José Bonifácio, Conde de Monte Cristo Joalheiros, Dimpa Distribuidora de Máquinas e Papéis, Farah Distribuidora de Publicações, Giron Artefatos de Couros-São Bento, Lingerie City, Livraria Jurídica Blanco, Shopping Porto Geral, SS Games, Tofar Comércio de Confecções, Top Gun Armas e Munições.

Condomínios-Edifícios: Bemge, Bolsa de Mercadorias, Nhonhô Magalhães, Rio, Sant?Ana, Conde de Prates, São Leopoldo.

Igrejas e Instituições Religiosas: Catedral Metropolitana de São Paulo e Mosteiro de S. Bento.

Instituições de Ensino: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Pessoas físicas: Maria Celeste de Oliveira e Mauro Figueiredo

 

Serviços: 5 a Sec Lavanderia, Alog Data Centers do Brasil, Chaveiro W. Moraes, Estacionamento 5 Irmãos, Lotérica Marco Zero da Sé, Pellegrino e Associados Engenharia, Tozzini Freire Advogados.

 

Para se tornar um colaborador da Aliança e participar da Rede de Benefícios Viva o Centro, acesse www.vivaocentro/alianca ou ligue para 3101-58-42 (falar com Mariana).

 

Para saber mais sobre a Rede de Benefícios Viva o Centro (RBVC) clique aqui.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.