Home > Notícias do Centro > Notícias > Brás finaliza preparativos para a Festa de São Vito

Brás finaliza preparativos para a Festa de São Vito

28/05/2009

28/05/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Brás finaliza preparativos para a Festa de São Vito

 

A tradicional Festa de Rua de São Vito Martir, que acontece nos meses de maio a julho desde 1918, começa a animar o Bairro do Brás, na região central de São Paulo, a partir do próximo sábado (23/5) e em todos os fins de semana até o segundo domingo de julho (5/7), sempre das 20h às 24h. É a italianidade paulistana em sua expressão religiosa, gastronômica e cultural, tanto que incluída como evento oficial da Cidade de São Paulo e da Igreja Católica.

 

Por seis finais de semana, na Rua Polignano A?Mare, a Festa de São Vito atrai todos os anos milhares de visitantes por noite, que buscam diversão, comidas típicas e música italiana ao vivo.

 

Conta a Associação Beneficente São Vito Mártir, promotora da festa, que Vito era filho de Illa, guerreiro e perseguidor de cristãos e foi criado por um casal de cristãos, servos do pai. Ao descobrir que o filho crescera cristão, Illa mandou prender e açoitar os três. Ajudado por um anjo, Vito conseguiu fugir, mas acabou preso pelo Imperador Diocleciano, torturado e morto em 15 de junho de 303 d.C. No ano 801 d.C., apareceu para a princesa Florência de Salerno, pedindo-lhe que enterrasse seus ossos na cidade Polignano A?Mare, onde foi erguida a atual Igreja de São Vito.

 

O milagre das aparições de Vito se espalhou e sua devoção ganhou o sul da Itália e a cidade de São Paulo. São Vito é considerado o protetor dos artistas, das doenças nervosas e dependentes de drogas.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.