Home > Notícias do Centro > Notícias > Caixa Cultural revela cineasta Maya Deren ao público brasileiro

Caixa Cultural revela cineasta Maya Deren ao público brasileiro

07/04/2009

07/04/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Caixa Cultural revela cineasta Maya Deren ao público brasileiro

 

Desta quarta a domingo (8 a 12/4), a Caixa Cultural oferecer ao público paulistano a oportunidade de assistir à mostra de cinema norte-americano independente ?O Cinema de Maya Deren?.   O projeto reúne os impressionantes curtas-metragens produzidos entre as décadas de 40 e 50 pela cineasta, considerada um ícone da vanguarda do cinema independente e experimental norte-americano que influenciou toda a cultura cinematográfica do pós-guerra.

 

Deren foi também dançarina, escritora, poetiza, coreógrafa e fotógrafa. Do público brasileiro é praticamente desconhecida, mas em seu país foi referência para o olhar de toda uma geração de cineastas, como Kenneth Anger, Jonas Mekas, Stan Brakhage e Michael Snow.

 

Maya Deren iniciou sua carreira ao lado de artistas vanguardistas, como Marcel Duchamp,  e produziu seus trabalhos na concorrente de Hollywood. Seus filmes inovam pela profundidade dos temas e pela ousadia na estruturação da narrativa, que utiliza recursos simples e extrema criatividade ? como a continuidade do movimento do ator ou dançarino que leva a uma mudança de espaço físico ? para criar efeitos de descontinuidade na cena, estabelecer múltiplos olhares simultâneos e desdobrar diversas camadas de sentido.

 

O projeto ?O Cinema de Maya Deren? promoverá também um debate aberto ao público com Daniela Castro, historiadora de Arte e Estudos da Cultura Visual, e os jornalistas Marcelo Rezende e Vitor ngelo. O encontro será realizado sábado (11/04), às 17h, no Auditório do 6° andar da Caixa Cultural.

 

Confira a programação

 

Serviço

Caixa Cultural

Praça da Sé, 111, 6° andar

Tel.: (11) 3321-4400

Grátis

Metrô Sé

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.