Home > Notícias do Centro > Notícias > CCBB São Paulo apresenta a exposição “50 anos de realismo”

CCBB São Paulo apresenta a exposição “50 anos de realismo”

12/11/2018

A mostra traz pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas de 30 artistas contemporâneos, com acervo inédito de cerca de 90 obras do fotorrealismo à realidade virtual

A exposição "50 anos de realismo - Do fotorrealismo à realidade virtual" abriu ao público no dia 7 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra apresenta um acervo inédito e abrangente da realidade e sua representação em diversos segmentos da arte contemporânea nas últimas cinco décadas.

"A proposta possui um caráter de ineditismo, pois o fenômeno da representação da realidade nunca foi tratado a partir do fotorrealismo, sendo este aprimorado através do hiper-realismo, seguido da perspectiva de expansão futura através da realidade virtual", diz a curadora. Para Arruda, imagem e realidade, assim como a verdade e realidade, parecem ser, à primeira vista, idênticas. "Justamente por essa aproximação, surge um certo estranhamento e desconforto no momento em que nos perguntamos o que é a realidade e qual sua importância na representação artística", acrescenta.

Com cerca de 90 obras, entre pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas, de 30 artistas internacionais e brasileiros, a mostra ocupará todos os espaços expositivos do CCBB São Paulo. Em cartaz em São Paulo até o dia 14 de janeiro, a exposição segue para o CCBB Brasília e CCBB Rio de Janeiro em 2019.

Obras de realidade virtualsão expostas em monitores, projeções espaciais ou mesmo com o uso de equipamentos especializados, como óculos de realidade virtual. Elas propagam, em sua concepção e existência, elementos e temas semelhantes aos abordados pelas pinturas e esculturas selecionadas pela mostra.

SERVIÇO

"50 ANOS DE REALISMO - DO FOTORREALISMO À REALIDADE VIRTUAL"

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço:  Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Período da exposição: 7 de novembro de 2018 e 14 de janeiro de 2019- Entrada gratuita

Horário: quarta a segunda, das 9h às 21h

Telefone:(11) 3113-3651

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.