Home > Notícias do Centro > Notícias > Celebração do Jubileu de 200 anos da Igreja de Santa Ifigênia

Celebração do Jubileu de 200 anos da Igreja de Santa Ifigênia

18/06/2009

18/06/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Celebração do Jubileu de 200 anos da Igreja de Santa Ifigênia

 

Flávio Moraes

Igreja de Santa Ifigênia comemora Jubileu de 200 anos

Este ano, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia comemora os seus 200 anos de vida, completados no dia 21/4, com uma rica programação. Entre as várias atividades que acontecerão durante o ano, na próxima segunda-feira (22/6), às 18h30 será realizada uma missa alusiva ao Jubileu, e em seguida, às 19h, haverá uma Sessão Solene com a presença de vereadores paulistanos. Toda a comunidade é convidada a participar.

 

Na ocasião, o Vereador Gabriel Chalita homenageará a paróquia que tem seu trabalho voltado para o povo, garantindo atendimento a sem-tetos e moradores de rua, está aberta a movimentos sociais e de auto-ajuda Atualmente a igreja trabalha em busca de recursos para conseguir a reforma do templo, que depende de patrocinadores interessados em investir em cultura utilizando a Lei Rouanet, pela qual a igreja tem aprovação no Ministério da Cultura.

 

História da Igreja

 

Desde o século XVII havia uma Capelinha com o nome de Nossa Senhora da Conceição, no alto do morro, sobre o Vale do Anhangabaú. Em seu lugar foi construída outra igreja que foi concluída em 1794. O Príncipe Regente, D. João, determinou que a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, para negros alforriados se estabelecesse na nova igreja, em 13 de fevereiro de  1801. Um cemitério foi construído atrás.

 

Como o bairro crescia, o bispo D. Mateus de Abreu Pereira transformou-a em matriz paroquial, sendo o Padre Antônio Paes de Camargo o seu primeiro pároco. Demolida em 1905, deu lugar à atual, concluída em 1912 e que foi Catedral provisória até 1954. Após grande reforma, recebeu o título de Basílica do Santíssimo Sacramento, em 1958. Assim as ruas laterais receberam os nomes de Conceição (atual Cásper Líbero) e Santa Ifigênia. O nome da rua Santa Ifigênia foi conservado, e passou também ao bairro.

 

Em 1938 a igreja passou aos cuidados dos Padres Sacramentinos, que a fizeram um centro de adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Hoje é uma Igreja que acolhe a todos os que desejam viver mais intensamente o Mistério Eucarístico em suas vidas e tem como pároco o padre Anísio Ferreira dos Santos - 32° de sua história.

 

Além disso, oferece também espaço para cursos profissionalizantes, alfabetização, reuniões de alcoólicos, neuróticos, marginalizados e discriminados pela sociedade urbana.

 

Serviço

Igreja Santa Ifigênia

Rua Santa Ifigênia, 30

Tel.: (11) 3229-6706

Metrô São Bento

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.