Home > Notícias do Centro > Notícias > Ceramistas discutem sustentabilidade

Ceramistas discutem sustentabilidade

06/06/2008

06/06/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Ceramistas discutem sustentabilidade

 

O 52º Congresso Brasileiro de Cerâmica, promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica ? Abceram ?, que acontecerá deste domingo (8/6) a quarta-feira (11/6) em Florianópolis (SC), tem como grande mote este ano conclamar os ceramistas a utilizarem produtos reciclados na composição de seus produtos.

 

?A idéia é mostrar que a indústria cerâmica é um segmento com grande vocação para a sustentabilidade. Prova é que uma das associadas já utiliza resíduos de lâmpadas fluorescentes descartadas pela indústria na composição da massa e do esmalte de seus pisos e revestimentos. E a idéia é ampliar a técnica de reciclagem para todos os seus produtos?, informa José Lepri, presidente da Abceram.

 

  União de esforços ? O Congresso Brasileiro de Cerâmica tem como objetivo promover a interação entre os diversos setores envolvidos com o meio cerâmico, como indústrias, escolas técnicas, universidades, institutos de pesquisa e fornecedores de matérias-primas, de equipamentos e insumos, de forma a contribuírem cada qual para o melhor desenvolvimento da cerâmica brasileira, seja ela cerâmica vermelha, artística, cerâmica de revestimento, refratários, cerâmica branca, cerâmica técnica e novos materiais.

 

Dentro desse princípio, durante os quatro dias de Congresso há apresentações de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis e seminários, onde são debatidos temas de interesse para o setor.

 

Na ocasião, a Abceram irá homenagear importantes personalidades que vêm contribuindo para o desenvolvimento do setor, entre eles Antônio Ermírio de Morais (CBA), Paulo Setúbal Neto (Duratex ? Deca), Paulo Skaf (Fiesp), Antônio Carlos Kieling e Edson Gaidzinzki Júnior (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento ? Anfacer), Luís Carlos Barbosa Lima (Associação Nacional da Indústria Cerâmica ? Anicer), o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, ngelo Derenze (Editora Abril), João Paulo Borges de Freitas (Cecrisa), Edson Gaidzinzki Júnior (Eliane), César Gomes Júnior (Portobello), Armando de Queiroz Monteiro Neto (Senai-SP), entre outros homenageados.

 

Entre os homenageados estão dois dos patrocinadores da Associação Viva o Centro: a CBA, do Grupo Votorantim, e, do grupo Itaú, a Duratex-Deca.

 

Serviço

52º Congresso Brasileiro de Cerâmica

Hotel Costão do Santinho ? Florianópolis ? SC

8/6 a 11/6

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.