Home > Notícias do Centro > Notícias > Coleta de recicláveis, em Brasília, agora é com triciclos motorizados

Coleta de recicláveis, em Brasília, agora é com triciclos motorizados

13/05/2008

13/05/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Coleta de recicláveis, em Brasília, agora é com triciclos motorizados

 

Divulgação

O veículo possui sistema basculante para facilitar a carga e descarga dos materiais

Em vez de puxar carrocinhas no muque pela cidade, parte dos catadores de recicláveis de Brasília passaram a utilizar a partir desta terça-feira (13/5) triciclos motorizados para o serviço de coleta. Uma frota de 13 desses veículos foi doada pela Fundação Banco do Brasil à Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Centcoop) no ano passado e aguardava o registro e o emplacamento Detran para poder circular no DF, documentos prontos só agora.

  

À frente da iniciativa estão 12 cooperativas de um total de 17 ligadas à Centcoop, que congrega 3,5 mil catadores de materiais recicláveis e envolve 15 mil pessoas que vivem diretamente do recolhimento, triagem e comercialização de resíduos sólidos no DF.

 

Os catadores estão recebendo capacitação e treinamento da Gurgel, fabricante do veículo, e aprendendo, ainda, a fazer a manutenção do triciclo. O triciclo, que custa R$ 17,6 mil, tem motor de 20 cavalos, movido a diesel, e partida elétrica. O equipamento é econômico e atinge 60km por hora, com rendimento médio de 30km por litro. A capacidade de carga é de 1,2t. O veículo possui, ainda, um sistema basculante de levantamento da carroceria, o que facilita a carga e a descarga do material.

 

Divulgação

Frota com 13 triciclos ?desfilam? pela Esplanada dos Ministérios

Autonomia

Segundo Aldemir dos Santos da Silva, presidente da Centcoop, a aquisição dos triciclos integra uma luta mais ampla. ?Queremos fortalecer uma rede de comercialização, preservando a autonomia e o poder de decisão de cada uma das cooperativas?, afirma.

A iniciativa integra o projeto "Rede de Comercialização - Estruturas Organizacionais e Administrativas", realizado pela Fundação Banco do Brasil para incrementar a estrutura de operação dos associados da Centcoop. O projeto inclui, ainda, a montagem de infra-estrutura, a aquisição de equipamentos, insumos, apoio administrativo e ações de comercialização. No total, já foram investidos R$ 794,6 mil, em apoio à estruturação e à rede de comercialização da Centcoop.

A iniciativa busca dar sustentação ao Decreto 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a coleta seletiva solidária nos órgãos públicos federais e a destinação do produto às associações de catadores de materiais recicláveis.

Autogestão

Aldemir lembra que o papel da Centcoop é fornecer as noções necessárias e o apoio à logística e a gestão dos resíduos sólidos. ?O objetivo é que cada cooperativa tenha sua própria área de beneficiamento e reciclagem, e que se especialize em um tipo especifico de material, como PET, plástico, alumínio ou papelão?.

 

?Queremos fortalecer a coleta seletiva solidária no DF e estabelecer negócios com os grandes geradores de resíduos, como supermercados, redes de shoppings e lojas comerciais?, diz o assessor da Centcoop Odecio Rossafa. Para ele, os triciclos representam, antes de tudo, um aprendizado sobre gestão. ?Acreditamos na importância do processo de empoderamento e de autogestão dos catadores para que o trabalhador seja dono de sua própria vida?.

Com os veículos, as cooperativas terão condições de recolher maior quantidade de materiais e melhorar a renda de seus associados, que poderão, assim, entender melhor sobre a logística e a gestão de resíduos sólidos, eliminando a necessidade de atravessadores.

As seguintes entidades poderão utilizar os veículos: Astradm, de Santa Maria; Ageplan, da Vila Planalto; Cortrap, da Vila Estrutural; Cataguar, de Ceilândia; Fundamental, de Planaltina; Superação, de Recanto das Emas; Apcorb-L4 Sul, da Asa Sul; Reciclo - Pistão Sul, de Taguatinga; Coopernoes, da Vila Estrutural; Acobraz, de Brazlândia; e Recicla Brasília, do Distrito Limpeza Norte.

Dentre os parceiros da Centcoop, estão a Fundação Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Governo Federal e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

 

Deixe Seu Comentário:

1 Comentário

  1. Gravatar of welington ricardo costa
    welington ricardo costa Postado sábado, 10 de fevereiro de 2018 às 20:40:55

    ola gostaria de saber a onde posso comprar um triciclo igual a este para ajudar um catador de reciclagem da minha cidade pois ele so tem uma das penas e tem uma mecânica e depende disso para sustentar sua família por favor me ligue para passar o me envie por e-mail muito obrigado deus abençoe

Gostou? Então compartilhe.