Home > Notícias do Centro > Notícias > Conselheiros tutelares terão curso de capacitação em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

Conselheiros tutelares terão curso de capacitação em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

29/05/2009

29/05/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Conselheiros tutelares terão curso de capacitação em

políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

 

O Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (Ceag/UnB) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República promovem cursos gratuitos para cerca de três mil conselheiros de Direitos e conselheiros Tutelares de todo o país a partir deste mês.

 

O primeiro curso, de âmbito presencial e com turmas entre maio e outubro, capacitará até 300 conselheiros com atuação no Distrito Federal e municípios do entorno do DF. O curso abordará desde políticas públicas e Sistema de Garantia de Direitos a noções básicas de orçamento público, Orçamento Criança e Adolescente (OCA) e Fundo da Criança e do Adolescente.

 

  ?Os Conselhos de Direitos e Tutelares são instâncias fundamentais no Sistema de Garantia de Direitos. Assim, oferecer um curso com esse perfil permite que os conselheiros tenham uma atuação mais qualificada nas deliberações e controle das políticas públicas, de forma que o Estado possa assegurar os direitos humanos de crianças e adolescentes?, explica Perla Ribeiro, pesquisadora do Ceag e uma das coordenadoras do curso.

 

O segundo curso, que será desenvolvido à distância a partir de junho com conselheiros de Direitos e conselheiros Tutelares de todo o Brasil, contemplará cerca de 2.400 alunos, a partir de parceria entre Ceag/UnB, SEDH e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT/UnB). O objetivo principal do curso é fortalecer o conhecimento, a análise e a intervenção dos conselheiros no Orçamento Criança e Adolescente (OCA) dos seus municípios. A idéia do curso é alcançar todo o país, que hoje tem cerca de 11 mil Conselhos Tutelares.

 

Serviço

Para mais informações:

Patrícia Osandón
Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG)
Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação com a União Européia (B.Bice)
Universidade de Brasília (UnB)
Telefone: (61) 3307-3914 (manhã), 3368-6486 (tarde), 8147-4534
www.ceag.unb.br

www.bbice.unb.br

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.