Home > Notícias do Centro > Notícias > Cuidar das calçadas é dever de cada proprietário

Cuidar das calçadas é dever de cada proprietário

27/07/2009

27/07/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Cuidar das calçadas é dever de cada proprietário

 

Rafael Martinss

Calçada da Rua Benjamin Constant

O Programa Passeio Livre, criado pela Prefeitura de São Paulo, lançou uma cartilha explicativa para padroniza o projeto arquitetônico de todas as calçadas da cidade. O principal objetivo é conscientizar os cidadãos sobre a importância de manter as calçadas bem cuidadas e seguras. Alguns acidentes, principalmente com idosos, gestantes e crianças, poderiam ser evitados se as calçadas estivessem em perfeito estado de conservação.

 

A cartilha disponibilizada pela Prefeitura traz informações sobre as calçadas divididas em faixas com funções específicas. A Faixa de Serviço está destinada à colocação de árvores, rampas de acesso a veículos ou portadores de deficiência, poste de iluminação, sinalização de trânsito, bancas de jornais, floreiras, caixa de correio e lixeiras. Já a Faixa Livre está disponível para a passagem de pedestres. E por último Faixa de acesso, que é a área em frente ao seu imóvel, onde pode estar a vegetação, toldos, rampas, mesa de bar, propaganda e mobiliário móvel.

 

Se um passeio público ou praça pública é acessível a uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, podemos dizer que qualquer cidadão poderá usufruir deste espaço. Afinal, exercer a função de cuidar das calçadas é dever de cada proprietário. A cartilha do programa Passeio Público está disponível no site www2.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre/

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.