Home > Notícias do Centro > Notícias > Cultura popular paulista no Parque da Água Branca

Cultura popular paulista no Parque da Água Branca

15/09/2005

Cultura popular paulista no Parque da Água Branca

 

Termina neste domingo (18/9) o 9º Festival da Cultura Paulista Tradicional, mais conhecido como ?Revelando São Paulo?, no Parque da Água Branca, região central de São Paulo. O festival reuniu durante toda a semana eventos da cultura tradicional e do folclore paulista a fim de revelar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano.

 

O ?Revelando São Paulo?, criado em 1997, é uma das maiores celebrações culturais do país promovido pela parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Abaçaí Cultura e Arte. Por meio dele, o público pode conferir atrações recheadas de elementos representativos de influência e de transformações como objetos, conhecimentos, valores e celebrações que fazem parte do modo de vida do povo paulista.

 

De geração em geração, a cultura popular sobrevive a movimentos artísticos e atravessa os séculos devido a festas, danças, músicas, artes plásticas, mitos e fantasias, imbuídos de humor, autenticidade e perspicácia, revelando o modo de viver de comunidades, seus costumes, suas relações sociais, suas ligações com o sagrado e o profano, etc.

 

Cerca de 180 municípios de São Paulo participam do ?Revelando São Paulo?, que desvenda e difunde o mundo da arte popular paulista e o estilo representativo de cada região do Estado por meio de manifestações espontâneas feitas por homens e mulheres do povo que talvez nunca tenham freqüentado escolas de arte, que aprenderam com seus antepassados e vêem na arte, antes de mais nada, um trabalho e modo de vida.

 

Tudo de bom

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.