Home > Notícias do Centro > Notícias > Curso de especialização em restauro de revestimentos

Curso de especialização em restauro de revestimentos

06/06/2006

Curso de especialização em restauro de revestimentos

 

Nos últimos anos há um crescente interesse pela conservação e restauro de bens arquitetônicos revestidos com argamassas e outros materiais tradicionais. No entanto, o desaparecimento progressivo dos conhecimentos a respeito das técnicas de manuseio desse tipo de revestimento, tem levado ao uso incorreto de materiais como cimento, por exemplo, em restauração. Para sanar o problema, a Coordenação do curso de "Patrimônio Arquitetônico: Preservação e Restauro", da Universidade Cruzeiro do Sul, promove a ?Oficina de Revestimentos e Argamassas à base de Cal para Conservação e Restauro?, no âmbito da atualização universitária.

 

A oficina dispõe de 15 vagas, ao custo de R$ 200 e terá o total de 16 horas. Seu objetivo é difundir o uso da cal e aumentar a qualidade dos trabalhos de restauro, além de disseminar informações teóricas e práticas para a investigação e restauro de argamassas e revestimentos antigos à base desse material.  

 

A realização é da Coordenação de Especialização em Patrimônio Arquitetônico: Preservação e Restauro, tendo como palestrante Maria Isabel Correa Kanan, doutora pela Bournemouth University, Inglaterra, arquiteta do Iphan/SC e responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração da Univali/Santa Catarina.

 

Programação
 

Dia 24/06 (8h/aula) ? Introdução:princípios básicos para a conservação de alvenarias e revestimentos antigos. Parâmetros para restauro. Compatibilidade dos materiais a base de cal vs cimento. Tecnologia das argamassas e revestimentos a base de cal. Histórico e Composição das argamassas antigas. Produção e Ciclo da Cal

 

Dia 01/07 (8h/aula) ? Análises e Práticas para o restauro com materiais a base de cal. Pasta de Cal. Areia. Argamassas: técnicas de preparo.

 

Serviço

Unicsul

Campus Anália Franco

(11) 6672-6200 r. 2017 c/ Bruno pos.af@unicsul.br

24/06 (sáb), das 8h30 às 12h30, e 14h às 18h
01/07 (sáb), 8h30 às 12h30, e 14h às 18h

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.