Home > Notícias do Centro > Notícias > Dia Mundial Sem Carro: jornalistas da TV Cultura farão reportagens usando bicicleta e transporte coletivo de recuperação urbana, como o Nova Luz, no Centro

Dia Mundial Sem Carro: jornalistas da TV Cultura farão reportagens usando bicicleta e transporte coletivo de recuperação urbana, como o Nova Luz, no Centro

18/07/2008

18/09/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Dia Mundial Sem Carro: jornalistas da TV Cultura farão reportagens usando bicicleta e transporte coletivo

 

O Jornalismo da TV Cultura acaba de engrossar as fileiras pelo Dia Mundial Sem Carro, organizado em São Paulo pelo Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, e de uma forma totalmente inédita. A cobertura do evento será feita por três equipes de reportagem que usarão bicicletas e transporte coletivo, dispensando os automóveis que ficarão na garagem da TV, na Água Branca.

 

?Nunca uma emissora aberta fez esse tipo de ação?, diz Paulo Roberto Leandro, coordenador do Núcleo de Jornalismo, Cidadania e Serviços da Fundação Padre Anchieta. O vídeorepórter que sairá às ruas de bicicleta terá uma câmera portátil afixada ao capacete. ?Ele registrará o comportamento das pessoas no Dia Mundial sem Carro, num transporte de duas rodas que não polui?, ressalta Paulo Roberto Leandro

  

A iniciativa, intitulada ?Nossa São Paulo Interativa?, partiu de um encontro entre os dirigentes do Jornalismo da TV Cultura e do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, liderado por Oded Grajew, e do qual a Associação Viva o Centro faz parte e está dando apoio integral ao Dia Mundial Sem Carro.

  

Segundo Paulo Roberto Leandro, este é apenas o primeiro passo, que deverá ter continuidade, com o objetivo de estabelecer, cada vez mais, parcerias com institutos ou entidades que promovam uma idéia de mobilização em prol de uma vida com mais qualidade. ?A cidade irá olhar para si mesma, num problema que é extremamente grave e que ela vive todos os dias?.

 

Adesão total

 

Nos dias que antecedem o Dia Mundial sem Carro serão exibidos programetes durante a programação da TV Cultura e chamadas na Rádio, propondo às pessoas que façam registros visuais (fotos) dos piores problemas existentes na cidade de São Paulo, que afetam a mobilidade urbana, como falta de faixa de pedestres, faróis que não funcionam etc. A intenção é que as pessoas olhem para a cidade com uma outra preocupação e que enviem as fotos para o fotolog www.tvcultura.com.br/NOSSASAOPAULO. Essa será a fase convocatória, via rádio e televisão, para abastecer o fotolog.

 

Na sexta-feira, dia 21, o Jornal da Cultura também dará destaque para o evento, convocando ainda mais as pessoas e enfatizando porque esse problema acontece, com dados e estatísticas. No sábado, 22, entre às 8h e 21h, serão levados ao ar, a cada uma hora, boletins ao vivo de pontos estratégicos, mostrando o que está acontecendo na cidade no Dia Mundial sem Carro. Direto do estúdio, os apresentadores Michele Dufour e Vladir Lemos irão ancorar os boletins. Além disso, também serão usadas as imagens enviadas pela população para o fotolog. Na ocasião, o Jornal da Cultura, que será apresentado a partir das 22h, trará um resumo do dia, com making of das equipes e as melhores imagens e informações, além das fotos registradas pelos telespectadores.

 

Nos próximos seis meses, a TV Cultura ainda levará ao ar programetes de um minuto de duração, com os registros fotográficos e trechos de entrevistas com especialistas, que serão exibidos no decorrer da programação.  

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.