Home > Notícias do Centro > Notícias > Documentário exibe história das Mammas da São Vito nesta sexta (14/5)

Documentário exibe história das Mammas da São Vito nesta sexta (14/5)

18/07/2008

13/05/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Documentário exibe história das Mammas da São Vito nesta sexta (14/5)

 

O documentário ?As Mammas da São Vito?, que será exibido nesta sexta-feira (14/5), às 18h, no Circollo Italiano Di San Paolo (Avenida São Luís, 50), narra a história de um povo imigrado no Brasil que, com a sua tradicional culinária italiana, há muitos anos, ajuda milhares de crianças. Foi rodado na Festa de São Vito de 2009 e acompanhou o trabalho das ?Mammas da São Vito?, mulheres idosas de origem italiana (a mais jovem tem 75 anos), que se dedicam no preparo de pratos típicos pulhieses vendidos durante as 14 noites da Festa de São Vito, sempre entre maio e junho, há mais de 91 anos.

 

Esta comunidade marcou sua presença desde sua instalação no Brás. Foram eles que construíram a igreja de São Vito, a única conhecida na América do Sul encravada num prédio de seis andares. Há mais de 30 anos, um acordo entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Beneficente São Vito Mártir cedeu um terreno, com o comprometimento que fosse ali edificado um espaço que abrigasse uma Creche e a própria Festa. Assim, graças à venda de produtos típicos em eventos gastronômicos, a Associação construiu o Centro Social, com capacidade para 3 mil pessoas. Antes, esse terreno era ocupado por habitações provisórias para os primeiros imigrantes pulhieses.

 

Há 14 anos, construiu e fundou a Creche São Vito que, até hoje, atendeu mais de 18 mil crianças de qualquer credo e origem. Os fundos para a manutenção da Creche são obtidos com a venda dos pratos típicos italianos (pulhieses). Tanto a Festa de São Vito quanto o trabalho voluntário das Mammas da São Vito são amplamente divulgados pela imprensa brasileira, transformando-os na mais significativa ação de solidariedade do estado de São Paulo.

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.