Home > Notícias do Centro > Notícias > Documentário "São Paulo: a Symphonia da Metrópole" será homenageado na segunda (29/6)

Documentário "São Paulo: a Symphonia da Metrópole" será homenageado na segunda (29/6)

19/06/2009

26/06/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Documentário ?São Paulo: a Symphonia da Metrópole?

será homenageado na segunda (29/6)

 

O documentário ?São Paulo: a Symphonia da Metrópole?, dos cineastas Adalberto Kemeny e Rudolph Lustig, considerado o mais importante sobre a cidade do século passado, será homenageado pelos seus 80 anos na próxima segunda-feira (29/6), às 21h, no Teatro São Pedro, onde os compositores Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski vão executar, ao vivo, uma nova trilha sonora para o clássico do cinema mudo inspirada na atual crise do sistema financeiro, num paralelo à época do lançamento do longa, quando o mundo vivia o abalo gerado pela quebra da bolsa de Nova York.

 

?São Paulo: a Symphonia da Metrópole?, realizado pouco antes da chegada do cinema sonoro ao Brasil e da crise da bolsa em 1929 nos Estados Unidos, retrata um dia na metrópole da época, do amanhecer ao entardecer, com suas personagens, situações e lugares. É um rico material sobre a São Paulo que, nos anos 1930, tornava-se uma das maiores cidades do mundo. Considerado o marco inicial de uma tradição paulista, o cinema urbano, o filme mostra a moda, os esportes, os monumentos públicos, a industrialização, a expansão do café, a educação e o burburinho do cotidiano.

 

Em 1997, com a restauração da cópia empreendida pela Cinemateca Brasileira com o apoio do Sesc, Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski criaram a primeira trilha sonora para a obra e fizeram temporada internacional começando pelo CineSesc e, depois, no Auditório do Museu do Louvre em Paris (2005) e na Cinemateca de Jerusalém (2007).

 

Serviço

Teatro São Pedro

Rua Barra Funda, 171

Tel.: (11) 3667-0499

Seg (29/6), às 21h

Retirar ingressos na bilheteria com 1 hora de antecedência

Grátis

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.