Home > Notícias do Centro > Notícias > Em cena, como se encena uma ópera

Em cena, como se encena uma ópera

25/08/2005

Em cena, como se encena uma ópera

 

Nesta segunda (11/7), na terça (12/7) e na quarta-feira (13/7), às 11h, no Teatro Municipal, acontecem as três últimas apresentações do projeto Cena Aberta sob o tema ?A Comédia na Ópera?.

 

Com direção cênica de Vivien Buckup, a Orquestra Sinfônica Municipal e integrantes dos corais Lírico e Paulistano, conduzidos pela narração do ator Fábio Herford, encenam trechos das óperas ?O Elixir do Amor?, de Donizetti, ?O Barbeiro de Sevilha?, de Rossini, ?As Bodas de Fígaro?, de Mozart, e da opereta ?O Morcego?, Strauss. A coordenação é de João Malatiam e Regina Elena Mesquita. A regência dos espetáculos fica a cargo dos maestros Paulo Nogueira, Mário Zaccaro e Mara Campos.

 

O projeto Cena Aberta tem o intuito de revelar  ao público, no palco, como se faz uma ópera. A idéia é mostrar como a ópera é trabalhada desde a concepção da montagem até a seleção de cantores para o desempenho dos diversos papéis, que tipo de voz é adequado para cada personagem, passando pela criação da cenografia e dos figurinos, com informações sobre as funções do diretor de cena, do regente, do contra-regra, dos maquinistas, enfim, o que se passa nos bastidores de uma apresentação desse tipo.

 

Gratuito e com caráter educativo, o projeto foi idealizado pelo maestro Jamil Maluf. Os espetáculos destinam-se a introduzir estudantes e o público leigo no mundo dos espetáculos operísticos.

 

A partir de agosto, o Cena Aberta traz o tema ?A Tragédia na Ópera? e, para o final do ano, a equipe vai preparar um programa especial

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.