Home > Notícias do Centro > Notícias > Enchentes em debate na Câmara

Enchentes em debate na Câmara

15/06/2009

07/04/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Enchentes em debate na Câmara

 

Dayan de Castro

Cidade de São Paulo vista do alto

Os impactos do clima sobre moradias e as enchentes que castigam a capital paulista será discutido no debate ?Água, Clima e Cidade?, organizado pelo Movimento Nossa São Paulo, do qual a Viva o Centro faz parte, e o Vitae Civilis nesta quinta-feira (8/4), a partir das 18h30, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Nestes últimos meses a cidade São Paulo foi vítima de chuvas mais fortes do que anos anteriores, o que causou enchentes e vários pontos. Mesmo que associados a variabilidades climáticas, os impactos apontam a necessidade de se rever formas e planos de uso e ocupação do território metropolitano. Os relatórios científicos sobre mudanças climáticas apontam para o que chamamos de eventos extremos, ou seja, a mudança climática exacerba a variabilidade climática, com ocorrências de situações climáticas nunca vistas. ?Ainda não é possível afirmar que o vivido no final do ano passado e início deste ano sejam provocados pelas mudanças climáticas, mas é fundamental discutirmos?, afirma o cientista Carlos Nobre.

 

Atualmente o Brasil aparece como o 5° país mais populoso do mundo, ficando atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. A maior parte de nossa população está nos centros urbanos, mais de 80%, onde ocorrem as consequências mais devastadoras dos fenômenos ambientais, demonstrando a grande vulnerabilidade social a que estamos submetidos.

 

Será necessário um grande processo de adaptação, ou seja, prepararmos a infraestrutura de nossas cidades e as políticas de nossa sociedade para lidar com as consequências de novas dinâmicas climáticas. Deste modo, precisamos agilizar este processo político que necessita de instrumentos como: um novo olhar para o zoneamento territorial, um código de obras adequado, uma defesa civil que responda os desafios enfrentados e a eficiência na conservação e no uso da água.

 

Com este evento, esperamos os seguintes resultados:

? Fortalecimento/ampliação das redes sociais ligadas ao tema.

? Identificação de potenciais atividades/grupos.

? Calendário de encontros para discussão/atualização coletiva no tema.

? Estabelecimento de juízo e conhecimento na temática de mudanças climáticas nos centros urbanos.

 

Participe!

 

Programação

18h30 ? 19h ? Abertura Apresentação: Movimento Nossa São Paulo e Vitae Civilis Maurício Broinizi Pereira ? coordenador do Movimento Nossa São Paulo, Marcelo Cardoso ? coordenador executivo do Vitae Civilis e Composição da mesa para a Plenária

19h ? 21:00h ? Plenária Apresentação individual de 15 minutos para cada palestrante e o tempo restante para perguntas e respostas da plateia e debates entre os participantes. A mesa será composta por:

- Professor Augusto José Pereira Filho ? Pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Palestra: "Impactos sobre o tempo e clima na Região Metropolitana de São Paulo". Serão apresentados resultados de estudos sobre as alterações climáticas produzidas pela ação do Homem em particular sobre a qualidade e quantidade de águas urbanas e peri-urbanas.

- Professor Renato Tagnin ? Professor do Senac-SP, especialista em águas de São Paulo, coordenador do grupo de estudos sobre enchentes da sociedade civil em São Paulo.

- Representante dos moradores de áreas que sofreram enchentes em São Paulo Zona Leste e Sul. - Professor Dr. Ricardo Toledo ? Secretário Adjunto de Abastecimento e Saneamento do Estado de São Paulo.

- Aron Belinky - Coordenador Executivo da Campanha TictTacTicTac Brasil

21:00 - Encerramento.

Se possível, confirmar presença pelo e-mail: andrea@isps.org.br Contamos com a sua presença e divulgação!

 

Serviço

Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 8/4,

18h30 às 21h

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.