Home > Notícias do Centro > Notícias > Escadaria restaurada no Bexiga

Escadaria restaurada no Bexiga

19/05/2009

Escadaria restaurada no Bexiga

 

Divulgação

Bexiga recupera um de seus monumentos históricos dos anos 1920

Durante a abertura de uma das festas mais populares da cidade de São Paulo, a de Nossa Senhora da Achiropita, no sábado (5/8), o Bexiga recuperou um de seus monumentos históricos da década de 20 ? a escadaria que liga a Rua Treze de Maio à Rua dos Ingleses. A passagem foi restaurada numa parceria entre a Subprefeitura da Sé e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), e entregue à cidade pelo prefeito Gilberto Kassab.

 

O projeto de restauro, da arquiteta Lia Mayumi, foi executado em duas etapas. Na primeira, em 2002, foram recuperados os revestimentos das calçadas de mosaico português. Na segunda, realizada entre março e julho de 2006, foram restaurados todos os elementos que compõem a escadaria: luminárias, muretas de pedra, degraus de granito, balaústres e guarda-corpos de granilite.

 

A obra, custeada por verbas indenizatórias no valor de R$ 60 mil, em cumprimento à sentença judicial determinada pelo Ministério Público a empresários da região por danos ao patrimônio histórico, recupera características originais do local, construído em 1929.

 

Também participaram da cerimônia os secretários municipais de Cultura, Carlos Augusto Calil, de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andréa Matarazzo, e o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.