Home > Notícias do Centro > Notícias > Espetáculo "Nucleares" estreia no CCSP

Espetáculo "Nucleares" estreia no CCSP

30/06/2010

08/09/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Espetáculo ?Nucleares? estreia no CCSP

 

O Centro Cultural São Paulo recebe, em temporada gratuita, o novo espetáculo concebido pela atriz e bailarina Mariana Muniz, ?Nucleares?. O projeto é inspirado no trabalho Núcleos, do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. Na obra original, os núcleos consistem em estruturas de placas de madeira que pendem soltas, geralmente pintadas com cores quentes ? laranja, amarelo, vermelho.

 

Nucleares é um projeto de dança contemporânea que aborda, através do movimento e da palavra, questões fundamentais da existência humana. Nessa concepção, a trilha sonora inova na utilização da guitarra de Jimy Hendrix sobreposta a trechos dos textos de Hélio Oiticica, gravados na voz de Mariana Muniz.

 

Aspectos inerentes ao ser humano, como o auto-questionamento, são tratados de forma bastante clara, tais como o medo e a necessidade de correr riscos ou de estar só, no meio da multidão. O rock , segundo o artista plástico Hélio Oiticica, foi a descoberta do corpo, já que é um tipo de música que se dança sozinho e da forma que se desejar.

 

O samba também foi inserido na trilha e, ainda de acordo com Hélio Oiticica, é um ritmo que, diferente do rock, que dispensa apresentações, necessita de certa iniciação para ser corretamente compreendido e praticado, devido a sua influência religiosa. O espetáculo pode ser lido, ainda, como um retrato do homem moderno, vivendo em constante movimento, sofrendo com suas  limitações e tratando com descaso os demais, enquanto, paradoxalmente, precisa confiar no outro, o que gera um estado de co-dependência contínua.  

 

Serviço

CCSP

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Tel. (11) 3383-3402

www.centrocultural.sp.gov.br

De 9 a 13/9, qua a sáb, às 21; dom, às 20h

Grátis

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.