Home > Notícias do Centro > Notícias > Estreia mundial de composição de Almeida Prado, na Sala São Paulo

Estreia mundial de composição de Almeida Prado, na Sala São Paulo

21/05/2008

12/08/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Estreia mundial de composição de Almeida Prado, na Sala São Paulo

 

De quinta (13/8) a domingo (16/8), a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) interpreta peça inédita composta pelo brasileiro José Antonio de Almeida Prado, especialmente para o longa-metragem Estudos Sobre Paris (Études su Paris), do francês André Sauvage, como parte da programação da III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. O local é a sede da Osesp, a Sala São Paulo, e a regência, do maestro Cláudio Cruz.

 

Eric Le Roy, dos Arquivos Franceses do Filme / Centro Nacional de Cinematografia propôs o filme Estudos sobre Paris, e a Cinemateca Brasileira aceitou o desafio de providenciar uma partitura brasileira para o filme de André Sauvage. Para isso, convidou nada menos do que um dos mais importantes compositores eruditos contemporâneos do Brasil: Almeida Prado, autor do sempre lembrado ?Cartas celestes?.

 

Estudos sobre Paris é uma produção de 1928, período silencioso do cinema. Um delicioso passeio sobre Paris no início do século XX, com todo o seu desenvolvimento industrial.

 

O compositor Almeida Prado, brasileiro, nascido em Santos, em 1943, diz que tentou ?fazer um contraponto, uma viagem paralela ao filme?. A peça que Almeida Prado preparou para a Jornada apresentará tanto momentos atonais, uma linguagem bem contemporânea, como uma linguagem modal, mais romântica. Sua inspiração está, por exemplo, em Edith Piaf, na musette, tradicional sanfona parisiense, passando pelo coral, à moda de Wagner, a valsinha e até mesmo algo satírico como o can-can de Hoffenbach.

 

A III Jornada Brasileira de Cinema Silencioso é uma promoção da Cinemateca Brasileira, com curadoria de Carlos Roberto de Sousa e curadoria musical de Lívio Tragtenberg.

 

Serviço

Sala São Paulo

Praça Júlio Prestes, 16

Tel. 3223-3966

Qui (13/8) e sex (14/8), às 21h; sáb (15/8), às 16h30; e dom (16/8), às 17h

R$ 30 e R$ 104

Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação

Ingresso Rápido: tel. 4003-1212 - www.ingressorapido.com.br

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.