Home > Notícias do Centro > Notícias > Experiências portuguesas em restauro de monumentos de pedra

Experiências portuguesas em restauro de monumentos de pedra

18/06/2009

18/06/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Experiências portuguesas em restauro de monumentos de pedra

 

A palestra do professor José Delgado Rodrigues, na Casa de Dona Yayá, no Centro de Preservação Cultural da USP, nesta quarta-feira (20/6), às 19h, encerra o ?Ciclo de Reuniões Técnicas: Ciências Aplicadas e Conservação de Bens Culturais?.  Entre os trabalhos de Rodrigues, estão as intervenções no Claustro do Mosteiro dos Jerônimos e na Torre de Belém, em Lisboa, na Sé de Coimbra e na Sé de Évora.

 

O ciclo teve a participação de pesquisadores representantes de laboratórios e institutos científicos que trabalham em conjunto com conservadores, restauradores, arquitetos, arqueólogos, museólogos e profissionais da área.

 

Rodrigues apresentará suas considerações sobre a conservação do patrimônio histórico construído, com referência principal às construções de pedra, em Portugal. Na palestra, serão abordados aspectos para tratamento das patalogias que afetam essas construções. O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A organização é do Programa Conservação e Restauração de Bens Arquitetônicos e Integrados, do CPC-USP.

 

Delgado Rodrigues é geólogo e investigador-coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em Lisboa. Liderou a participação do LNEC em projetos de instituições portuguesas como a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) e o Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico (IPPAR), todos voltados à área da conservação. É membro de conselhos redatoriais de diversas revistas de preservação,  entre elas o Journal of Architectural Heritage e o International Journal of Architectural Heritage: Conservation, Analisys and Restoration.  

 

Serviço

Centro de Preservação Cultural da USP

Rua Major Diogo, 353, Bela Vista

Tel. (11) 3106-3562

cpcpublic@usp.br

www.usp.br/cpc

Grátis

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.