Home > Notícias do Centro > Notícias > Exposição de fotos do ambientalista Reinhard Maack

Exposição de fotos do ambientalista Reinhard Maack

21/08/2007

21/08/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Exposição de fotos do ambientalista Reinhard Maack

 

Considerado o primeiro ambientalista do Brasil, o alemão Reinhard Maack (1892-1969) ganha destaque a partir desta sexta-feira (24/8), na Caixa Cultural Sé, na exposição ?Reinhard Maack ? O Visionário Ambiental?. A mostra traz 25 fotografias em preto e branco e um vídeo, feitos pelo próprio pesquisador em viagens pelo Brasil.

 

Maack era geólogo, geógrafo e paleontólogo. Em 1917, descobriu um conjunto de pinturas rupestres conhecido como Dama Branca, na Namíbia, no continente africano, e veio morar no Brasil em 1923. Em seu principal trabalho, ?A Deriva Continental?, provou a teoria Gondwânica, em que os continentes americano e africano estiveram unidos no passado.

 

Em 2000, com o apoio da família de Maack, a Consultoria Lobo-Guará começou o processo de recuperação do acervo dele. No final foram três mil fotos e quinze horas de filmagens do geólogo no interior do país, que ainda descobriu a tribo indígena ?Xetás?. Na época em que viveu, Maack alertava que as florestas brasileiras sofreriam o mesmo desmatamento que as européias. Maiores informações sobre o ambientalista no site www.reinhardmaack.org.

 

A Caixa Cultural Sé é mantida pela Caixa Econômica Federal e é uma instituição filiada à Associação Viva o Centro.

 

Serviço

Caixa Cultural Sé

Praça da Sé, 111, na Galeria Florisbela

Tel. (11) 3321-4400

www.caixacultural.com.br

?Reinhard Maack ? O Visionário Ambiental?

24/8 a 23/9

Ter a dom, das 9h às 21

Grátis

Metrô Sé

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.