Home > Notícias do Centro > Notícias > Exposições na Caixa Cultural

Exposições na Caixa Cultural

15/09/2006

08/05/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Exposições na Caixa Cultural

 

Até junho, os paulistanos poderão prestigiar as exposições de fotografia que a Caixa Cultural tem em cartaz. São elas: ?30 anos de fotografia?, que mostra trabalhos de grandes nomes da fotografia brasileira, entre eles,  Mario Cravo Neto, Carlos Moreira, Thomaz Farkas e Cristiano Mascaro; ?Coração do Brasil?, com fotografias da cultura indígena registradas pela fotógrafa britânica Sue Cunningham; e ?New York Hotel Story?, da canadense Nathalie Daoust, que traz fotos de um quarto artístico temático do Hotel Carlton Arms .

 

?30 anos de fotografia? reúne 40 imagens do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa, durante os 30 anos de sua trajetória profissional. A seleção das imagens se baseou no momento criador e o processo de elaboração de renomados fotógrafos brasileiros, entre eles, Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Luiz Braga, Lucia Guanaes. São profissionais que passaram pelos olhos de Rosely e juntos escolheram, selecionaram, dividiram e compartilharam num projeto de exposição.

 

No dia 13/5, às 19h, os fotógrafos Simonetta Persichetti e Thomaz Farkas realizarão uma palestra aberta ao publico sobre a exposição. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3321-4400.

 

Em ?Coração do Brasil?, a fotógrafa britânica atravessou os estados de Mato Grosso e Pará, observou e documentou a vida de 48 aldeias indígenas de 18 etnias diferentes, com o objetivo de avaliar as atuais condições de vida, saúde, educação, cultura e acesso à terra dos índios que habitam ao longo do rio.

 

A mostra apresenta 184 imagens que retratam, como a própria fotógrafa descreve, ?a beleza do ser, vivendo num ambiente ainda pouco tocado pelo urbanismo, mas que hoje se encontra muito ameaçado?. A exposição levará ao público o universo das tribos indígenas que margeiam o Rio Xingu, destacando as diferenças culturais entre elas e a sua maior semelhança: o cuidado com a sua própria casa, a natureza, a floresta, o rio e o seu entorno.

 

A exposição ?New York Hotel Story? é composta por 17 fotografias coloridas, que já foram exibidas em cidades como Berlin, Barcelona, Paris, Bruges (Bélgica), Basel (Suíça), Santiago (Chile) e na própria Nova Iorque, entre outras. Agora, será a vez do público de São Paulo de ?conviver? com o local e seus personagens estranhos.

 

A relação de Daoust com o Hotel Carlton Arms teve início em 1997, quando a fotógrafa foi convidada para criar um quarto temático no local. Mesmo após ter concluído o trabalho, Nathalie permaneceu ali por uns dois anos, movendo-se de quarto para quarto, imergindo completamente no tema de cada um, explorando o universo de cada artista que os criou e comunicando então seus sentimentos com a fotografia.

 

Serviço

Caixa Cultural

Praça da Sé, 111

Tel. (11) 3321-4400

Ter a dom, de 9/5 a 21/6, das 9h às 21h

Metrô Sé

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.