Home > Notícias do Centro > Notícias > Fica no Centro de São Paulo a produtora do vídeo “Eu sou catador”, da campanha Limpa Brasil

Fica no Centro de São Paulo a produtora do vídeo “Eu sou catador”, da campanha Limpa Brasil

30/06/2010

12/08/11

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Fica no Centro de São Paulo a produtora do vídeo ?Eu sou catador?, da campanha Limpa Brasil

 

Chama-se Mukeca Filmes e tem estúdio na Galeria Metrópole (Avenida São Luís, 187) a produtora de Álvaro Sabra, que fez o vídeo ?Eu sou catador? para a campanha Limpa Brasil Let?s do it. Essa campanha, que se traduz em mutirões formados pelos próprios cidadãos para limpar as ruas de suas cidades, foi criada em 2007 pelo ambientalista estoniano Rainer Nolvak e já removeu o lixo em várias localidades em países europeus e asiáticos. No Brasil chegou no ano passado, por iniciativa da empresa de comunicação ambiental Atitude Brasil.

A primeira cidade brasileira a participar do Limpa Brasil foi o Rio de Janeiro, no dia 5/6. Brasília fará a faxina de suas ruas no dia 21/8 próximo e, em Goiânia, será no dia 27/8. São Paulo está agendada para o mês de outubro, em data que será amplamente divulgada na ocasião. Também se engajaram Belo Horizonte, Belém, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.

No filme ?Eu sou catador?, veiculado pela Rede Globo, MTV e TVs Educativas entre outras emissoras para as cidades onde a campanha se realiza, artistas como Chico Buarque, Darlan Cunha, Edgard Piccoli, Marília Pêra e Milton Nascimento conclamam todos a participar. ?Participe do Limpa Brasil e ajude a limpar sua cidade?, diz o slogan da campanha. ?Chega de lixo fora do lixo!?. E a ideia é essa mesmo: convidar as pessoas para ajudar a limpar suas cidades em um dia e incentivá-las para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo.

?É um orgulho para a Mukeca Filmes estar nessa campanha?, diz Álvaro Sabra. Sua expectativa é de que em São Paulo essa festa da cidadania mobilize e repercuta de maneira proporcional ao número de habitantes e ao tamanho da cidade.

Estamos nessa

Por onde passa a campanha conta com o apoio de cooperativas de reciclagem, para destinar os resíduos recicláveis, e de empresas locais de gestão de lixo, que ficam responsáveis pela parte orgânica. Por intermédio do site do movimento http://www.limpabrasil.com/site/ também é possível se candidatar para trabalhos prévios, como os de organização, logística e divulgação das ações.

Cidades que se interessarem pelo projeto podem entrar em contato com os organizadores pelo site acima. Elas devem atender a alguns critérios, como os que exigem a participação de: 1) três pessoas físicas atuantes na cidade; 2) três ONGs atuantes no setor; 3) três secretarias representantes do município e 4) dez empresas para atuar com patrocínio, copatrocínio ou apoio.

No Brasil, após essa primeira etapa da campanha será implementado um projeto educacional sobre reciclagem e sustentabilidade em escolas públicas com a colaboração do Instituto Akatu e o Canal Futura. Além disso, o Limpa Brasil estuda outras etapas com ações sócio-educativas que procurem aprofundar a questão com a sociedade brasileira.

Aqui em São Paulo, as Ações Locais da Associação Viva o Centro já aplicam a coleta seletiva de resíduos sólidos em várias ruas e praças, com a colaboração de comerciantes e moradores, e entregam o produto a cooperativas de catadores com as quais mantêm parceria, como Recifavela, Recifran, Coopere e Coorpel, num trabalho igualmente voltado à inclusão social.

Clique para ver o filme ?Eu sou catador?, feito pela Mokeca Filmes
http://limpabrasil.com/blogs/goiania/2011/08/11/eu-sou-catador-limpa-brasil-lets-do-it/

 

Mukeka Filmes

Artistas como Chico Buarque, Darlan Cunha, Edgard Piccoli e Marília Pêra participam do vídeo

da campanha Limpa Brasil Let´s do ito



 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.