Home > Notícias do Centro > Notícias > Gastronomia italiana no campus Anhembi Morumbi do Brás

Gastronomia italiana no campus Anhembi Morumbi do Brás

28/05/2009

Gastronomia italiana no campus Anhembi Morumbi do Brás

 

A Universidade Anhembi Morumbi, filiada à Associação Viva o Centro, exibe até o dia 25/8, em seu campus do Brás, na área central de São Paulo, uma mostra vinda especialmente da Itália, ?Cinquanta Anni di Cucina Italiana?, que traça a evolução do sabor e da mesa durante os últimos 50 anos, e em seguida vai para o Uruguai.

 

Na primeira parte, a exposição relata as dificuldades para cozinhar em tempos de guerra e de escassez de alimentos. A segunda parte traz a prosperidade dos anos mais fáceis: a comunicação em massa, o desenvolvimento da indústria alimentícia, a difusão dos supermercados, os alimentos internacionais e o nascimento da globalização. Como conseqüência, nasce uma cozinha rápida, monótona, inimiga do sabor e dos valores da cozinha tradicional italiana. Na terceira parte aparece a fase das inovações e do interesse por novidades oriundas de várias culturas e partes do mundo. Surge o fascínio pelas comidas exóticas, o uso constante de comidas congeladas e o fast-food. O progresso tecnológico é evidente: congelados, microondas, panelas, artefatos elétricos e novos utensílios transformam a cozinha tradicional. Os alimentos aparecem em novas formas: enlatados, congelados, fechados a vácuo, pré-cozidos e pré-lavados.

 

A quarta e última parte da exposição apresenta o que o novo século trouxe para consumidores cada vez mais exigentes e preocupados em resgatar valores da cozinha tradicional. Cuidados redobrados com a origem dos alimentos: orgânicos, cultivos especiais, harmonização com vinhos e planejamento elaborado dos menus.

 

Serviço

Biblioteca da Universidade Anhembi Morumbi

Rua Dr. Almeida Lima, 1134, 6º andar

Tels. (11) 6090-4527 e (11) 6090-4528

Seg a sex, das 7h30 às 21h; sáb, das 8h às 16h

Até 25/8

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.