Home > Notícias do Centro > Notícias > Imigração portuguesa celebrada no Memorial do Imigrante

Imigração portuguesa celebrada no Memorial do Imigrante

22/06/2009

 

Imigração portuguesa celebrada no Memorial do Imigrante

 

Um grande evento, composto de exposição, lançamento de livro, workshops, apresentações folclóricas e festival gastronômico, intitulado ?Os Novos Descobridores?, acha-se em cartaz no Memorial do Imigrante, na área central de São Paulo, e destaca o papel dos imigrantes portugueses para o desenvolvimento e a cultural do Brasil. A curadoria é da historiadora Sonia Maria de Freitas, especialista em imigração para São Paulo.

 

A exposição, dividida em 10 módulos, reúne fotos, documentos textuais e objetos, ordenados segundo os temas: embarque, viagem, desembarque, campo, cidade, trabalho, vida associativa, religiosa, familiar e cultural. Os workshops são dedicados ao tradicional artesanato português ? faiança/azulejaria, tapetes arraiolos e bordados da Ilha da Madeira.

 

O livro ?Presença Portuguesa em São Paulo?, quarto assinado por Sônia Maria de Freitas, doutora em História Social pela USP, reconstitui a saga dos imigrantes portugueses no Estado de São Paulo e vem até os dias de hoje, com linguagem acessível e ampla ilustração, entre fotos, gráficos e reprodução de documentos. Enriquecem a publicação de 288 páginas 38 biografias de representantes da colônia portuguesa, entre empresários, comerciantes, operários e presidentes de entidades.

 

O evento conta com o apoio do Banco Luso-Brasileiro.

 

Serviço

Memorial do Imigrante

Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca

Ter a dom, das 10h às 17h

Metrô Brás

www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Até 25/01/2007

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.