Home > Notícias do Centro > Notícias > Infância kafkiana na Caixa Cultural Sé

Infância kafkiana na Caixa Cultural Sé

16/06/2010

20/07/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Infância kafkiana na Caixa Cultural Sé

 

Como teria sido a infância de Franz Kafka? Como poderia ter sido? Ou melhor, como poderia ter sido uma infância de um Franz Kafka? É dessa brincadeira macabra que nasce o espetáculo ?Kafka ? escrever é um sono mais profundo do que a morte?, desta terça (22/7) a domingo (25/7), às 19h, na Caixa Cultural Sé. A realização é do Grupo Delírio Companhia de Teatro, com texto e direção de Edson Bueno.

A história do pequeno Franz Kafka se inicia em Praga (Tchecoslováquia), onde vive e faz da cozinha da casa de sua mãe um refúgio secreto para sua imaginação fértil. Ele transforma o lugar numa espécie de portal para a vivência lúdica com os próprios protagonistas de sua fantasia de terror. Monstros, animais e seres fantasmagóricos que representam poderes políticos, familiares e religiosos convivem, no silêncio da madrugada, com o seu eu-menino. Dessa experiência dolorosa, mas original, nascem aqueles questionamentos sobre a sua infância.

Segundo os produtores do espetáculo, transformou-se o mais famoso escritor do século XX num personagem dele mesmo e jogou-se com suas palavras, seu tempo, suas ideias e obsessões. Objetivo? Refletir sobre um sentimento artístico muito puro, mas bem pouco inocente. Um desejo de manipulação subjetiva, que percorre verdades históricas como racismo, preconceito, fascismo, acrescidos de lendas e abismos psicológicos familiares. A montagem ousa colocar como sugestão (e irresponsavelmente!) que a imaginação peculiar de Kafka estava pronta para fazer dele o escritor que foi.

Conta-se que, quando Kafka lia trechos de ?O Processo? em voz alta para seus amigos, ria incontrolavelmente! O espetáculo não chega a tanto, mas procura seguir os passos do escritor ao transformá-lo num personagem de ficção, vítima de sua própria literatura. O sentido é dar ao público uma compreensão do processo da criação artística. ?Revelar Franz Kafka é iluminar a inteligência da plateia e emprestar à linguagem teatral um material riquíssimo que permite a criação de um espetáculo de teatro vivo e moderno?, sintetiza o diretor Edson Bueno.

Serviço
Caixa Cultural Sé
Praça da Sé, 111 ? Grande Salão
Tel: (11) 3321-4400
Ter (22/7) a dom (25/7), às 19h
Grátis (ingressos podem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Classificação etária: 14 anos

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.