Home > Notícias do Centro > Notícias > Instituições Culturais se unem pela Nova Luz

Instituições Culturais se unem pela Nova Luz

19/05/2009

15/05/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Instituições Culturais se unem pela Nova Luz

 

Fabio Mattos

Pinacoteca do Estado: uma das 12 instituições unidas para fortalecer a Nova Luz como pólo cultural

A região dos bairros da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos, em São Paulo, é famosa pela grande concentração de equipamentos culturais de alto nível, entre eles a Pinacoteca do Estado, a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Energia. Desde o ano passado, 12 dessas instituições culturais vêm se reunindo para formular estratégias que fortaleçam a região como pólo cultural de São Paulo, sob o nome de Grupo de Trabalho Área Luz.

 

Esta semana, por exemplo, o grupo está realizando no edifício do Arquivo Histórico Municipal Washington Luiz, o seminário ?Saúde e Segurança de Patrimônio: o Edifício, o Acervo e o Homem?. A organização é do Museu da Energia de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura, Iphan e Associação Viva o Centro, entre outros parceiros. O evento integra a programação da Semana Nacional de Museus, formatada para dar destaque ao Dia Internacional dos Museus, que será comemorado na sexta-feira (18/5).

 

Fabio Mattos

Seminário volta-se a dois pontos cruciais: preservar o patrimônio (edifício e acervo) e dar segurança ao ser humano (funcionários e visitantes)

O seminário começou na segunda (14/5), com palestra da arquiteta Kátia Moreira sobre ?Segurança Física do Edifício e do Acervo?; prosseguiu na terça com Gedley Belchior Braga falando sobre ?Conservação Preventiva e Planos de Emergência?; e terminará nesta quarta (16/5) com a palestra da professora da FAUUSP Rosaria Ono, sobre ?Segurança Contra Incêndios e Segurança de Uso?, das 14h às 18h.

 

Além do Museu da Energia e do Arquivo Histórico Municipal Washington Luiz, o Grupo de Trabalho Área Luz é formado pelo Museu da Língua Portuguesa, Centro de Memória da Saúde, Museu de Arte Sacra, Museu da Polícia Militar, Pinacoteca, Sala São Paulo, Centro de Referência em Educação Mário Covas, Estação Pinacoteca, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Jardim da Luz.

 

Outros três encontros, no formato de workshop, estão marcados para a semana que vem, nos dias 21/5, 23/5 e 25/5, sempre das 14h às 18h, para aprofundar as discussões sobre programas de manutenção preventiva e planos de emergência elaborados pelas instituições culturais. A preocupação vai para dois pontos cruciais: o acervo de um lado, constituído pelo edifício desses equipamentos e por seus acervos; e, do outro, o ser humano, com os funcionários e os visitantes desses equipamentos.

 

O público alvo da atividade são gestores técnicos ou administrativos de instituições que possuem acervos históricos, arquitetos e engenheiros especialistas em patrimônio, arquivistas, conservadores, museólogos e historiadores.   

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.