Home > Notícias do Centro > Notícias > Leilão de créditos de carbono na BM&FBovespa

Leilão de créditos de carbono na BM&FBovespa

06/08/2008

24/09/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Leilão de créditos de carbono na BM&FBovespa

 

Neste quinta (25/9), a Prefeitura de São Paulo fará o segundo leilão de créditos de carbono e venda de Reduções Certificadas de Emissão (RCEs), às 8h30, pela Internet. A venda será feita pela BM&FBovespa, uma das patrocinadoras da Viva o Centro.

 

As RCEs são os créditos de carbono que a Prefeitura tem direito pelos resultados obtidos com o controle de emissão de gases geradores do efeito estufa em seus aterros sanitários. Serão leiloados 713 mil RCEs gerados nos termos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) em único lote, sendo 454.343 créditos procedentes do projeto do Aterro Sanitário Bandeirantes e 258.657 provenientes do projeto do Aterro Sanitário São João. O preço mínimo para o lance de compra das RCEs são de ?  14,20 (14,20 euros) por tonelada.

 

A liquidação financeira do negócio será realizada por intermédio do Banco BM&FBovespa. As garantias iniciais são de ? 400 mil (400 mil euros) e devem ser depositadas no prazo de até cinco dias úteis antes da data de realização do leilão por todos os ofertantes compradores. O Banco do Brasil atuará como confirmador das cartas de crédito a serem emitidas como garantia pelos bancos relacionados no Edital de Leilão. As garantias devem ser apresentadas no exterior por meio de  carta de fiança (stand-by letter of credit) junto ao Banco do Brasil London Branch, situado em Londres, Reino Unido.

 

Seminário sobre créditos de carbono

Ainda nesta quinta e sexta-feira, a Prefeitura de São Paulo promove o ?Seminário Internacional sobre Créditos de Carbono?, para mostrar às cidades latino-americanas a boa experiência paulistana na obtenção de créditos de carbono. Ainda haverá uma visita técnica à Usina Termelétrica do Aterro São João.

 

O seminário começará na quinta, às 16h, quando o público poderá conferir as palestras: ?Os Desafios no Combate ao Aquecimento Global?, ministrada pelo secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge Sobrinho; ?O Leilão e a Experiência da Bolsa?, com o gerente de Commodities e Serviços da Bolsa da BM&FBovespa, Luiz Cláudio Caffagni; ?A Geração de Energia nos Aterros Sanitários Bandeirantes e São João?, com o presidente da Arcadis Logos e conselheiro da Biogás, Manuel Antonio Avelino; e ?A Experiência da Prefeitura no Contexto do Leilão de Créditos de Carbono?, com o secretário de Finanças, Walter Aluísio Rodrigues e a secretária-adjunta de Governo, Stela Goldenstein.

 

Serviço

Prefeitura Municipal de São Paulo

Viaduto do Chá, 15 - 6° andar

Qui (25/9), 16h

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.