Home > Notícias do Centro > Notícias > Maria Bonomi conta em livro sobre o painel que criou para a Estação Luz (1)

Maria Bonomi conta em livro sobre o painel que criou para a Estação Luz

25/08/2005

Obra de Maria Bonomi na Estação Luz ganha livro

 

Uma das maiores artistas plásticas do país, Maria Bonomi, é homenageada nesta terça-feira (25/8), no Conjunto Nacional, às 17h, com o lançamento do livro ?Epopéia Paulista na Estação da Luz?, pela Editora Mandarim, que resgata todo o processo de construção da sua obra de arte exposta na passagem subterrânea que interliga as estações da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e do metrô, no Centro de São Paulo.

 

O trabalho, para estampar com arte todo um paredão de concreto de 3m de altura por 75m de comprimento, envolveu mil mãos, coordenadas pela gravadora-escultora Maria Bonomi. Os detalhes, desde a criação até a finalização desse mega-painel temático estão registradas no livro de 132 páginas, com desenhos, fotografias, textos críticos e documentos que reconstituem os caminhos que levaram a cidade de São Paulo a ganhar essa obra de arte

 

O livro ?Epopéia Paulista na Estação da Luz? é resultado de intenso trabalho do jornalista Marcos de Souza e da fotógrafa Sofia Mattos, na documentação das etapas da obra ao longo de dois anos e meio. Nele são explicados os processos de concepção dos esboços iniciais, as experiências com diversos tipos de matrizes e os testes com várias misturas de concreto.

 

Para a  concepção do painel foi desenvolvido um concreto branco com características especiais de resistência e fluidez que permitiu à artista trabalhar com cores fiéis, além de tornar-se necessário para que os traços e detalhes sutis da obra fossem transferidos com total fidelidade quando a matriz da xilogravura se converteu em molde para a concretagem.

 

Foram estampados no painel colorido da Estação Luz, que provavelmente é a maior obra de arte já produzida no Brasil, cerca de 700 objetos pinçados na  sessão de achados e perdidos da CPTM, entre os quais estão: guarda-chuvas, canetas, carteiras, brincos, bonés, colares, bolsas, cartas, sapatos, bengalas, blusas, chaveiros, livros.....

 

 

Serviço

Avenida paulista, 2077

Loja 153

25/8, às 19h

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.