Home > Notícias do Centro > Notícias > Mega campanha de vacinação contra rubéola em todo Estado de São Paulo

Mega campanha de vacinação contra rubéola em todo Estado de São Paulo

18/05/2009

06/08/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Megacampanha de vacinação contra

rubéola em todo Estado de São Paulo

 

A Secretaria de Estado da Saúde fará a maior campanha de vacinação contra rubéola da história de São Paulo, que acontecerá de 9/8 a 12 de setembro, destinado a pessoas entre 20 e 39 anos de idade no Estado de São Paulo. Ela não é indicada para pessoas imunodeprimidas ? em tratamento de câncer e AIDS, por exemplo ? e mulheres grávidas, que poderão tomar somente após o parto.

 

Quem quiser se imunizar, basta procurar qualquer posto de saúde, das 8h às 17h, para receber uma dose da vacina dupla viral, que protege também contra o sarampo. No dia 30/8 (sab), as unidades de saúde também estarão de plantão.

 

No dia da abertura da campanha (9/8), também é o Dia da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil. O objetivo é aproveitar a data para imunizar os pais e responsáveis que levarem suas crianças menores de cinco anos aos postos.

 

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus do gênero rubivirus e transmitida por secreções nasofaríngeas, ou seja, expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.

 

Normalmente é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação, há o risco de se contrair a Síndrome da Rubéola Congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto espontâneo, morte fetal e malformações congênitas, como surdez, glaucoma, catarata e diabetes.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.