Home > Notícias do Centro > Notícias > Morada Nova Luz: a nova casa para acolher idosos

Morada Nova Luz: a nova casa para acolher idosos

18/08/2010

06/07/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Morada Nova Luz: a nova casa para acolher idosos

 

Por Renata Cristina Pereira

 

Rafael Martinss

O Prefeito Gilberto Kassab ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a sociedade

?Espero que esta obra seja apenas a primeira de um grupo que vai alcançar a meta de não deixar um único idoso morando em albergue, mas morando dignamente em uma casa que ele possa dizer: é minha.? Esta foi a frase usada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, na manhã desta segunda-feira (6/7) durante a inauguração da Morada Nova Luz para idosos (homens e mulheres) usuários da rede socioassistencial, que sejam auto-suficientes, ou seja, possam se locomover, alimentar e cuidar de sua higiene sem necessidade de auxílio.

 

A Secretária Alda Marco Antonio agradeceu as seguintes presenças: Prefeito Gilberto Kassab, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, padre Júlio Lancellotti; o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, deputado federal Jorge Tadeu; secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Edson Ortega, subprefeito do Ipiranga, Milton Roberto Persoli, vereadora Sandra Tadeu, a Orientadora da Aliança da Misericórdia, Rosangela Lyra, o presidente do Sindicato das Cooperativas do Estado de São Paulo, Fernando Meireles, e o arquiteto que assina o projeto de identidade visual dessa casa, Rui Othake.

 

Rafael Martinss

Os quartos abrigarão até três pessoas

Localizado na Rua Helvetia, 234, nos Campos Elíseos, o prédio que será ocupado por idosos é o mesmo onde, entre os anos 50 e 70, funcionou o Hotel Arpege, parada obrigatória para pessoas que vinham do Interior e de outros Estados atraídas pelo comércio paulistano. Agora, o espaço com capacidade para atender 100 pessoas, que serão distribuídas entre os 35 apartamentos (três pessoas por quarto), conta com banheiros privativos e adaptados ao uso de pessoas da terceira idade ou portadores de deficiências.

 

Ambiente Digno

 

Em cada um dos andares foi criado um salão de convívio com televisores, revistas e jogos. O ambiente conta também com uma ampla instalação de lavanderia e refeitório. Em entrevista exclusiva para à Associação Viva o Centro, dentro da série ?Enfrentando a tragédia que é morar na Rua?, a secretária Alda Marco Antonio já havia nos informado sobre este novo espaço. www.vivaocentro.org.br/noticias/arquivo/060509_a_infonline.htm

 

A Morada Nova Luz será coordenada pela entidade Aliança de Misericórdia, que terá como missão inserir os novos moradores em um lar com estrutura familiar, privacidade e individualidade. Nesta primeira etapa, a Morada Nova luz vai receber 15 moradores do albergue Boracea, que se instalarão nos apartamentos a partir desta terça-feira (7/7). Este primeiro grupo se acostumará com a casa, vai conhecer o entorno para, logo depois, recepcionar o próximo grupo. ?Dentro de 30 dias teremos todos os usuários morando aqui?, afirma a secretária Alda Marco Antonio.

 

Rafael Martinss

Os novos moradores poderão aproveitar o salão de convívio que disponibiliza televisores, revistas e jogos

Kassab ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a sociedade. "Este é mais um avanço da Prefeitura em conjunto com a sociedade civil para as pessoas que vivem nas ruas. Os idosos terão mais dignidade morando em locais como estes. Dos 700 idosos que vivem em nossos albergues, 100 virão para cá, e outros equipamentos serão reformados para que os idosos possam viver com melhor qualidade de vida", disse o prefeito.

 

 

 

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.