Home > Notícias do Centro > Notícias > Mostra traz fotos do Rio Grande do Norte

Mostra traz fotos do Rio Grande do Norte

26/06/2009

05/05/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Mostra traz fotos do Rio Grande do Norte

 

Até 14/5, público paulistano terá oportunidade de conhecer a fotografia contemporânea do Rio Grande do Norte na exposição ?Coletivo Potiguar Fotografia Contemporânea - Imagens da Esquina do Brasil?, que a Caixa Cultural promove.

 

A mostra tem curadoria de Ricardo Junqueira e apresenta trabalhos de nove fotógrafos ? entre eles, o próprio Junqueira - produzidos no período de 2000/2008 e aqui reunidos num projeto de pesquisa histórica e análise crítica sobre a produção fotográfica no Rio Grande do Norte.

 

Entre os fotógrafos convidados, há nomes consagrados dentro e fora do Brasil, como Numo Rama, Jean Lopes e José Frota, além de Erik van der Weijde, Karen Montenegro, Hugo Macedo, Max Pereira e Pablo Pinheiro. 

 

Os fotógrafos

 

Ricardo Junqueira - vive em Natal desde 1996 e é fotógrafo desde 1979. Seu trabalho autoral valoriza a pesquisa de temas não convencionais, como as fotos desta mostra, que pertencem à série ?Memória?. São imagens de negativos de fotos feitas em viagens, sem nenhuma pretensão a não ser a de registrar momentos em que estava "por aí" com uma maquina na mão.

www.ricardojunqueira.com.br , www.ricardojunqueira.blogspot.com, www.trilhaseoutroscaminhos.blogspot.com , www.expoquatromaos.blogspot.com

 

Jean Lopes - mora e trabalha em Assu e já ganhou vários prêmios em vários concursos de fotografia no Brasil e alguns no exterior. Tem um excelente trabalho em p/b, mas a principal característica de seu trabalho é o uso da cor.

www.jeanlopes.com.br

 

Numo Rama -  fotógrafo reconhecido dentro e fora do Brasil, ganhador do Prêmio Porto Seguro de Fotografia, com várias exposições nacionais e internacionais no currículo. Depois de anos de experiência no exterior, fixou residência em Natal e tem feito uma fotografia documental conteudista, focando suas lentes em direção dos excluídos socialmente.

www.numorama.com.br

 

José Frota - é paulista, está em Natal desde 2007 - a maior parte do trabalho foi realizada por aqui > ganhou o premio porto seguro e foi selecionado para algumas exposições muito importantes como  Rumos (Itaú Cultural) e Programa de exposições do Centro cultural São Paulo, Coleção Pirelli MASP, entre outras 

 

Karen Montenegro - é de Alagoas, morou e se formou em Comunicação na Unp (Universidade Potiguar),  onde começou a se interessar por fotografia. Vive atualmente no Rio de Janeiro.

http://karenmontenegro.carbonmade.com

 

Max Pereira - é professor de fotografia no SENAC, fotógrafo premiado, com várias participações em salões de arte contemporânea.

www.maxp.carbonmade.com

 

Erik van der Weijde - holandês, veio fazer intercâmbio em Natal, quando era adolescente, casou com uma potiguar e tem um filho, publicou um livro sobre a praia e as prostitutas de Natal. Passou dois anos fora e está voltando ao Estado.

www.erikvanderweijde.com

 

Pablo Pinheiro - trabalha com fotografia publicitária e dá aula de fotografia na Unp. Seu trabalho na exposição é um ensaio intimista sobre a família.

www.pablopinheiro.com.br

 

Hugo Macedo - trabalha com fotografia publicitária e ministra aulas, é de Parelhas e trabalha em Natal. Seu ensaio é sobre o bloco das Kengas.

www.hugomacedo.com.br

 

Serviço

Praça da Sé, 111

Tel. (11) 3321-4400

Metrô Sé

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.