Home > Notícias do Centro > Notícias > Nesta semana, dança e paisagem se fundem no Centro

Nesta semana, dança e paisagem se fundem no Centro

23/06/2009

23/06/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Nesta semana, dança e paisagem se fundem no Centro

 

Dayan de Castro

Grupo francês faz performance na fachada do Shopping Light

Durante esta semana, a novidade nos calçadões do Centro será a presença de bailarinos em performances ao ar livre. Eles estarão pelas ruas, em prédios e diante de fachadas históricas, sobre andaimes e cordas e ainda contracenando com pessoas que circulam pelas vias. Está aberto ?Visões Urbanas ? Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas?, promovido pelo Sesc 24 de Maio, que recebe o apoio da Ação Local 24 de Maio, uma das 45 Ações Locais da Viva o Centro. As performances começaram nesta segunda e vão até sexta-feira (27/6).

 

 

 

Dayan de Castro

Pessoas que passavam pelo Viaduto do Chá pararam para ver a apresentação da companhia de dança

O objetivo do festival é criar um diálogo entre o corpo e a cidade, tendo a dança como interlocutora. Participam grupos da Espanha, da França e do Brasil, que integram a rede informal de eventos ?Cidades que Dançam (CQD)?, fundada em Barcelon, em 1992. Essa rede relaciona atividades de 21 cidades que partilham a filosofia de que é mais fácil agrupar metrópoles do que países, utilizando a dança, uma expressão cultural universal por não ter a barreira do idioma, como veículo.

 

Os artistas estão usando andaimes, tirolesa, artistas-andarilhos e rapel, entre tantas outras técnicas que fundirão os prédios com a dança. Este tipo de apresentação pôde ser vista durante a Virada Cultural 2008, quando diversas trupes de teatro, dança e circo realizaram performances pelo Centro de São Paulo, como ir de bicicleta da Prefeitura ao Shopping Light sobre uma corda ou atravessar o Vale do Anhangabaú suspenso por um cabo de aço.

 

Dayan de Castro

Bailarinos contracenam com o estilo eclético com predominância neoclássica do edifício

Para a realização desse evento, o Sesc procurou a Ação Local 24 de Maio para buscar a facilitação do contato com as galerias onde os bailarinos usarão para as apresentações, a instalação da equipe e também a divulgação.

 

Já houve apresentação com tirolesa e andaime, localizados na Galeria do Rock, no Shopping Light e no próprio Sesc 24 de Maio. Segundo o presidente da Ação Local 24 de Maio, Henrique César de Lima Araújo, ?esta iniciativa é maravilhosa, dá a sensação de liberdade e revigora as pessoas. Melhor que isso, só a Virada Cultural?. Ele ainda completa que com os desenvolvimentos artísticos aéreos, as pessoas prestam mais atenção aos prédios existentes. ?Isso valoriza a arquitetura do Centro?, diz.

 

Serviço

Sesc 24 de Maio

Rua Dom José de Barros, esquina com a 24 de Maio

Tel.: 3224-8638

 

Confira a programação

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.