Home > Notícias do Centro > Notícias > Ney Salgado no Teatro São Bento

Ney Salgado no Teatro São Bento

07/05/2008

 

Ney Salgado no Teatro São Bento

 

Um dos mais expressivos músicos de sua geração, o pianista paulistano Ney Salgado, que desenvolveu extensa atividade musical nos Estados Unidos, Canadá, Europa, América Latina, Ásia e África, é o cartaz desta terça-feira (12/9), às 21h, no Teatro São Bento, no Centro de São Paulo. Com cerca de 90 minutos, o programa traz obras de Mozart, Schubert, Cláudio Santoro, Ravel e Chopin.

 

A familiarialidade de Ney Salgado com o palco é antiga. Dada de seus seis anos, quando pela primeira vez se apresentou como solista em um concerto. Estudou com o renomado mestre russo Joseph Kliass, discípulo de Krause, em Berlim. Foi também aluno do introdutor de dodecafonismo no Brasil, o flautista e compositor Koellreuter, dele herdando o interesse pelo novo e pelo experimental nas tendências de uma música livre de academicismos. Graduou-se no Conservatório de Genebra, na Suíça, obtendo o ?Prix de virtuosité? na classe de Louis Hiltbrand. Foi solista de importantes orquestras, despertando inúmeros comentários da crítica internacional. Também participou de importantes festivais internacionais e gravou para importantes rádios européias como a Deutsche Welle e Südwestrundfunk. 

           

Duas das mais importantes obras da literatura pianística brasileira foram dedicadas a Ney Salgado. São elas a Sonata no 5 de Cláudio Santoro e Cartas Celestes volume VI de Almeida Prado, além de tantas outras obras de música de câmara. Gravou diversos CDs. Mais recentemente, realizou a gravação das três últimas sonatas de Beethoven e um CD inteiramente dedicado à obra de Frédérik Chopin, ambos produzidos na Alemanha e editados São Paulo. Com a violinista Valeska Hadelich gravou um CD inteiramente dedicado a Cláudio Santoro com duas sonatas para violino e duas para piano. Destacam-se também os CDs ?Brazilian Composers? e o último com a 5o sonata para violino e piano de Santoro, Sonâncias de E. Krieger e a Sonata em sol maior de Brahms.

          

O pianista recebeu, ainda, o Prêmio Carlos Gomes (São Paulo-2004) e a ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura da Polônia.

  

Serviço

Teatro São Bento

Largo de São Bento, s/n

Tel: (11) 3188-4157

Bilheteria: (11) 3328-8793 (no dia do evento, a partir das 14h)

12/9, às 21h

R$ 20

Metrô São Bento

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.