Home > Notícias do Centro > Notícias > Programa Cultural Votorantim recebe inscrições até sexta (8/8)

Programa Cultural Votorantim recebe inscrições até sexta (8/8)

05/07/2010

04/08/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Programa Cultural Votorantim recebe inscrições até sexta (8/8)

 

O edital para seleção de novos projetos do Programa de Democratização Cultural Votorantim está com inscrições abertas até sexta-feira (8/8). O grande diferencial desta iniciativa é que se trata da única seleção exclusiva para projetos comprometidos com a promoção do acesso à cultura para o público.

 

A partir de um diagnóstico sobre a realidade da cultura no País, o Instituto Votorantim detectou um grande descompasso na cadeia cultural: de um lado a produção, amplamente beneficiada com recursos públicos e privados; e de outro, a difusão e o usufruto dessa produção, ainda insipientes e pouco prestigiados.

 

Com isso, em 2006, foi lançado o Programa de Democratização Cultural Votorantim, que anualmente seleciona projetos de viabilização do acesso à cultura por meio de editais públicos.  São apoiados projetos que tenham como objetivo a fruição, experimentação e vivência de conteúdos culturais pela população, principalmente jovens de 15 a 29 anos. ?O objetivo é promover o acesso a manifestações artístico-culturais de todas as áreas, em todas as regiões do País, seja por meio de oficinas, circuitos, mostras, caravanas, apresentações abertas?, explica Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim.

 

Aberto desde o dia 24 de abril, a 3ª seleção pública do Programa de Democratização Cultural Votorantim tem recebido inscrições de quase todos os Estados brasileiros. Serão investidos neste edital R$ 4 milhões, com limite de R$ 600 mil por projeto. A divulgação dos selecionados acontece em novembro.

 

Para se inscriver é necessário acessar o site . Os proponentes precisam ter, antes do término das inscrições, o número de registro no Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), pelas Leis Rouanet ou do Audiovisual.

 

O Programa de Democratização Cultural Votorantim apóia atualmente 50 projetos culturais, que beneficiam mais de 200 municípios de todas as regiões brasileiras.

 

Números sobre o acesso à cultura no Brasil

 

Quase metade dos jovens brasileiros (15 a 29 anos) nunca foram ao cinema e 3/4 nunca foram a teatros ou museus, segundo pesquisa da Unesco, publicada em 2006;

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2006 pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), 97,6% da classe C e 99% das classes D/E da região metropolitana de São Paulo nunca assistiram a uma apresentação de música erudita. O cinema detém o melhor índice de acesso, mas a pesquisa mostra que 67,4% da classe C nunca assistiram a uma sessão;

 

Dados do IBGE mostram que apenas 9% das cidades brasileiras possuem salas de cinema;

 

A última edição do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema mostra que dos 72 filmes brasileiros produzidos em 2006, 32 (44%) não atingiram a marca de 10 mil espectadores.

 

O Grupo Votorantim é integrado pela CBA, uma das empresas patrocinadoras da Associação Viva o Centro e grande colaboradora no processo de requalificação do Centro de São Paulo.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.