Home > Notícias do Centro > Notícias > Projeto Arte na Praça leva atrações artísticas à Praça Roosevelt

Projeto Arte na Praça leva atrações artísticas à Praça Roosevelt

05/09/2018

Parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o grupo de teatro Os Satyros traz teatro, dança e atividades infantis todos os finais de semana

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Cia. de Teatro Os Satyros, inicia a partir de 1º de setembro, o projeto Arte na Praça, trazendo de volta para a Praça Roosevelt apresentações artísticas gratuitas de teatro, dança, performances e atividades lúdicas. O projeto, que vai até dia 28/10 (exceto dias 13 e 14/10) é resultado de um entendimento entre a associação de moradores e artistas, que farão a programação, e acontece aos sábados, sempre às 16h, 18h e 21h e, aos domingos, às 16h e 18h.

"Uma das minhas primeiras atividades profissionais foi a abertura do Cine Clube Oscarito, na Praça Roosevelt, onde hoje funciona um teatro. Também frequentava muito o Cine Biju. Fico feliz de poder oferecer à população o retorno de atividades culturais na praça, para quem busca diversão, lazer e cultura, e que não irão incomodar os moradores do entorno, pois são atividades adequadas a uma praça cercada de residências", afirma o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

Sábado

Aos sábados, sempre às 16h, acontecem apresentações de dança circular, comandadas por Hannah Perez. Inspirada no trabalho do coreógrafo polonês Bernhard Wosien, é uma prática coreográfica feita em roda, que promove a aproximação entre as pessoas e a conscientização corporal.

Na sequência, às 18h, serão realizados encontros de palhaçaria, apresentação de números de palhaços para crianças, com bastante toque de humor, comandadas pelos atores Eduardo Chagas e Sabrina Denonile.

Encerrando o dia, às 21h, acontece a performance Vida Baldia, em que atores do espetáculo "O Incrível Mundo dos Baldios" se revezam em apresentações que exploram o conceito de "Baldios", na acepção portuguesa da palavra.

Domingo

Aos domingos as apresentações serão revezadas a cada mês. Em setembro, sempre às 16h, o grupo Criação Coletiva apresenta o Hora de Brincar, um musical que convida crianças a explorar a riqueza e a importância do brincar. No último final de semana de setembro e ao longo do mês de outubro, será encenada, no mesmo horário, a peça Pequeno Cidadão do Futuro, história de um menino que faz uma festa do pijama com seus amigos. Por fim, sempre às 18h, a peça Vida Bruta, de Rodolfo García Vázquez, traz um diálogo com o público adolescente.

 A programação completa pode ser conferida no site da  Secretaria Municipal de Cultura.

 

Eventos na Praça Roosevelt, mas com restrições

A Praça Roosevelt (na Consolação, Centro) pode, agora, voltar a receber eventos. Isso porque a Prefeitura de São Paulo publicou uma portaria, no último dia 18, que libera a realização de atividades no local, seguindo algumas regras.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, os eventos devem ter até 60 decibéis de ruído, entre 7h e 19h, 50 decibéis, das 19h às 22h. Após esse horário, os eventos permanecem proibidos.

Além disso, o espaço de ter, pelo menos, dois fins de semana livres por mês. E no período de Carnaval, seguem impedidas concentração e dispersão de blocos.

A proibição de eventos na Praça Roosevelt ocorria desde publicação de um decreto pelo então prefeito João Dória (PSDB), no começo do ano passado. De acordo com a Prefeitura Regional da Sé, o objetivo da nova portaria é que "a população ocupe o espaço culturalmente e sem prejudicar os moradores do entorno".

E há, realmente, quem se preocupe com a novidade. "Duvido que as regras de volume serão respeitadas", diz a vendedora e moradora do bairro Carina Menezes, 31 anos. Já a tatuadora Fernanda Silva, 23 anos, vê a medida de forma positiva: "Espaços públicos devem ser ocupados culturalmente e a Praça Roosevelt é um deles".

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.