Home > Notícias do Centro > Notícias > Projeto-piloto visa favorecer motoqueiros

Projeto-piloto visa favorecer motoqueiros

06/06/2006

Projeto-piloto visa favorecer motoqueiros

 

Por Wellington Alves

 

Quase 10% da frota é formada por motos em São Paulo, sendo que em metade dos acidentes de trânsito com vítima, há a presença de motoqueiros. Diante destes dados divulgados na quarta-feira (18/7) pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), a Prefeitura de São Paulo iniciará a orientação para a ?Faixa Cidadã? a partir da próxima segunda-feira (24/7), nas avenidas Eusébio Matoso e Rebouças, e na Rua da Consolação. Essa faixa tem por objetivo deixar a via do meio nestes locais abertas à circulação dos motoqueiros.

 

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que a cidade ?não comporta vias exclusivas?, e que o projeto foi motivado pelo elevado número de motociclistas na capital. ?Em alguns corredores a presença de motociclistas chega a quase 1/3?, completa.

 

A partir do dia 24/7, 300 mil folhetos serão distribuídos à população para deixar a ?Faixa Cidadã? como preferencial para motoqueiros. Lembrando que é apenas uma faixa preferencial e não exclusiva, ou seja, nenhum motorista levará multa se andar na faixa, assim como nenhum motoqueiro levará multa por andar em outras faixas.

 

O secretário de Transportes, Frederico Bussinger, definiu a iniciativa como ?um pacto em favor da vida?. Segundo os dados divulgados pela CET, 345 motociclistas e passageiros de motocicletas morreram no ano passado em acidentes. O presidente da CET, Roberto Scaringella, disse que o projeto é educativo, pois ?não vamos multar, nem fiscalizar, mas estamos fazendo um convite para os condutores deixarem a faixa do meio para as motos para evitar acidentes?.

 

O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito. A próxima ?Faixa Cidadã? será instalada na Avenida Francisco Morato, mas ainda não há data definida. A CET neste 2º semestre vai analisar a adesão ou não da população a proposta para a possível implantação do projeto em outras vias de tráfego.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.