Home > Notícias do Centro > Notícias > Projeto Samburbano enaltece o samba de roda e a música popular brasileira

Projeto Samburbano enaltece o samba de roda e a música popular brasileira

04/07/2019

Considerado o reduto dos artistas, a região central da cidade São Paulo, ao redor da igreja Santa Cecilia, reúne um grande público no último sábado do mês para o encontro de compositores sambistas em uma contagiante roda de samba. 

 O Projeto Samburbano foi idealizado pela multiartista, cantora, compositora e atriz, Paula Pretta e pela integrante do Bando de Lá, Roberta Oliveira, há quatro anos. A iniciativa que visa celebrar o samba de roda e as manifestações culturais brasileiras costuma trazer ilustres convidados sambistas, que se revezam em torno da roda e cantam letras que fazem referência ao Candomblé e a Umbanda, saudando a divindade Sr. Zé Pilintra, considerado o padrinho do projeto. 

Com 29 anos de carreira, Paula Pretta foi inserida desde criança nas rodas de samba e no carnaval pela família de sambistas. A partir disso, ela e Roberta tiveram a ideia de criar o projeto. "O projeto nasceu da urgência de resgatar o samba e agregar todas as pessoas, desde os sambistas, compositores, moradores do bairro e até mesmo os que vivem em condição de rua, pois a rua é liberdade, salve a rua, ela é nua, grua e é tua", explica Paula.

As contribuições para a manutenção do projeto são espontâneas e fruto dos frequentadores que prestigiam doando qualquer quantia na passada de chapéu. Para a moradora do bairro, Fernanda Kenãnn, o projeto Samburbano é muito além da reunião de pessoas de todas as idades, regiões e classes sociais. "É uma demonstração democrática, pois o samba, que tem o ritmo dos batuques das religiões de origem africana, não encontra resistência no bairro [...] a prova disso é que o encontro acontece no entorno de uma igreja católica", ressalta Fernanda.

O ator JB de Oliveira é personagem cativo das rodas de samba do bairro e aponta a Praça Santa Cecília como um lugar agradável e apropriado para receber pessoas, abrir oportunidade de conhecer mais a cultura afrodescendente e acabar com o preconceito. Em época de crise, o programa ainda é muito indicado por ser uma forma de entretenimento muito mais econômico e acessível.

Créditos: Jordânia Bissolli

SERVIÇO: "Encontro Samburbano"

Quando: acontece no último sábado de cada mês.

Horário:15:00h às 19:00h

Endereço: Largo Santa Cecilia - S/N.

Para mais informações, acesse a página no facebook do Projeto Samburbano.

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.