Home > Notícias do Centro > Notícias > Saúde alerta viajantes a se vacinarem contra o sarampo

Saúde alerta viajantes a se vacinarem contra o sarampo

16/09/2010

16/09/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

Saúde orienta viajantes a se vacinarem contra o sarampo

 

Dose da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser tomada 15 dias antes do embarque para o exterior, recomenda a Secretaria de Estado da Saúde. A decisão foi tomada porque, apesar de não haver transmissão endêmica do sarampo nas Américas, neste ano diversos países da Europa, África, Ásia e Oceania registraram casos e nestes ainda há circulação do vírus.

O sarampo se mantém como a principal causa de morte por doença imunoprevenível. Em todo mundo a estimativa é que ocorram anualmente cerca de 10 milhões de casos, com 164 mil óbitos. No Brasil, a transmissão endêmica do vírus do sarampo foi interrompida em 2000. No entanto, em 2010, de janeiro a 31 de agosto, foram confirmado cinco caso no país, após um período de quatro anos de ausência da doença entre nós. Esses casos foram todos em pessoas não vacinadas.

?Recomendamos a quem for viajar ao exterior, mesmo para países onde não há a circulação do vírus, que procure um posto de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. É importante tomar a vacina contra o sarampo preferencialmente 15 dias antes do embarque?, orienta a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria, Ana Freitas Ribeiro.


Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.