Home > Notícias do Centro > Notícias > Satyros 2 estreia montagem de texto do polêmico Jean Genet

Satyros 2 estreia montagem de texto do polêmico Jean Genet

14/07/2010

14/07/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Satyros 2 estreia montagem de texto do polêmico Jean Genet

Fábio Mattos

Circulante da Mário de Andrade reúne 42 mil exemplares

 

Fechada ao público desde dezembro de 2008, a seção circulante teve como último endereço a Chácara Lane, imóvel tombado localizado na Rua da Consolação. Agora retorna a sua antiga 'casa', o prédio principal da Biblioteca Mário de Andrade. A reabertura será na quarta (21/7), com rica programação cultural.

Com a entrega da Circulante, está concluída a primeira etapa do plano integrado de modernização e restauro da mais importante biblioteca pública da cidade de São Paulo, a Mário de Andrade, no Centro, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Além de emprestar livros e aproveitar o espaço de convivência da Biblioteca Mário de Andrade, o público terá de volta os encontros com escritores.

"Abrir a Circulante é devolver à cidade um serviço que lhe pertence e devolvê-lo dignificado e revitalizado tanto em relação à área física e às instalações, quanto à equipe e ao acervo. Nosso propósito, agora, é trazer de volta nossos antigos frequentadores e conquistar novos públicos, contribuindo, desta forma, para a tão desejada revitalização do Centro da cidade por meio da Cultura" afirma a diretora da biblioteca, Maria Christina Barbosa de Almeida. A Circulante da Mário de Andrade, criada em 1944 com 2.500 volumes, reúne hoje 42.000 exemplares que contemplam todas as áreas de conhecimento, com ênfase em literatura e ciências humanas. O acervo é continuamente atualizado e, desde 2005, mais de 7.000 novos títulos foram a ela acrescidos. Com mais de 3.500 volumes, aí também se encontra a Coleção de Referência, destinada exclusivamente à consulta local. É composta por dicionários, enciclopédias, guias, manuais, bibliografias e outras fontes de pesquisa nas várias áreas do conhecimento. O catálogo da Circulante está totalmente informatizado e pode ser acessado ser acessado pelo site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/ e também por meio de terminais de consulta distribuídos pelas salas da Mário de Andrade.

Além de serviços de consulta e empréstimo e orientação à pesquisa, a Circulante oferecerá, em sua área de convivência, intensa programação cultural - encontros com escritores, pesquisadores, artistas e antigos frequentadores da biblioteca muitos dos quais deixaram depoimentos saudosos (projeto Memória Oral da Biblioteca, implantado em 2005, hoje com cerca de 100 depoimentos); lançamentos editoriais; leituras dramáticas; oficinas; saraus; dentre outras atividades.

A área de convivência oferece, ainda, espaço para leitura de jornais e revistas e, futuramente, um café. Programação de abertura

 

Qua (21/7), 11h, lançamento da edição nº 65 da Revista da Biblioteca Mário de Andrade e apresentação de viola e voz com Bruno Sanches, participação de Osvaldo da Cuíca e André Domingues, autores do livro Batuqueiros da Paulicéia, cujo desenvolvimento é tema de bate-papo, a partir das 18h.

Qui (22/7), às 18h30, André Domingues volta à biblioteca para ministrar o curso gratuito Memória do samba em São Paulo.

Sáb (24/7), às 15h, o artista plástico e cenógrafo Cyro Del Nero falará sobre cenografia e literatura da área, direção de arte e de cinema.

Seg (26/7), às 18h30, o diretor de cinema Ugo Giorgetti (Boleiros e O Príncipe) discorrerá sobre a produção cinematográfica em São Paulo.

Ter (27/7), às 18h30, palestra da psicanalistas Anna Verônica Mautner sobre a presença da mulher na biblioteca.

Qua (28/7), às 18h30, leitura dramática da peça Uma noite em cinco atos, comandada pelo escritor Alberto Martins.

Qui (29/7), às 18h30, bate-papo com Walnice Nogueira Galvão, da USP, sobre as obras de Euclides da Cunha e Guimarães Rosa.

Sáb (31/7), às 15h, sarau com textos de Mário de Andrade.

Serviço
Biblioteca Mário de Andrade ? Circulante
Avenida São Luís, 235
Metrôs Anhangabaú e República

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.