Home > Notícias do Centro > Notícias > Setembro terá Dia Mundial Sem Carro, Virada Esportiva e Mutirão Verde

Setembro terá Dia Mundial Sem Carro, Virada Esportiva e Mutirão Verde

14/05/2008

10/09/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Setembro terá Dia Mundial Sem Carro, Virada Esportiva e Mutirão Verde

  

Fabio Mattos

Dia Mundial Sem Carro será organizado pelo Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, com apoio da Associação Viva o Centro

A primavera tem um glamour próprio, mas nada comparado ao que acontecerá neste setembro de 2007. O paulistano que prepare sua agenda, pois o exercício da cidadania para a melhor qualidade de vida será o mote da nova estação. Pelo menos é isso que se espera com o Mutirão Verde, no dia 21/9, o Dia Mundial Sem Carro, no dia 22/9, e a Virada Esportiva, de 22 a 23/9. A mobilização para os três eventos pode superar a própria Virada Cultural, que neste ano reuniu 3,5 milhões de pessoas na cidade de São Paulo. A Viva o Centro apóia as três iniciativas.

 

Mutirão Verde

 

Florestas e áreas verdes têm um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta, na produção do oxigênio que respiramos, nos alimentos que consumimos, na água que bebemos e nas diversas formas de recreação e lazer. Nesse sentido, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo convida pessoas, comunidades, organizações da sociedade civil, empresas e prefeituras a desenvolver ações em prol do verde no Dia da Árvore (21/9).

 

Entre as ações que a secretaria propõe estão atitudes como: plantar árvores, cuidar de árvores, denunciar o desmatamento, organizar reuniões em defesa do meio ambiente e zelar pelas praças. Quem quiser desenvolver alguma atividade em sua região pode entrar em contato com a secretaria pelo e-mail mutiraoverde@ambiente.sp.gov.br ou pelos tels. (11) 3133-3312/4099.

 

Dia Mundial Sem Carro

 

Nas férias escolares de julho o prefeito Gilberto Kassab suspendeu o rodízio dos carros. O congestionamento na capital paulista, que já é exorbitante normalmente, ficou pior, apesar de ser férias, e o rodízio foi restabelecido. Consciente de que o número de veículos que trafegam pela cidade precisa diminuir, o Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, de que a Associação Viva o Centro faz parte, está participando da mobilização da na cidade o para Dia Mundial Sem Carro (22/9).

 

A proposta do dia é levar os cidadãos a refletir, propor, participar e vivenciar temas e alternativas sobre o transporte e a mobilidade em São Paulo. O ideal é que nesse dia as pessoas utilizem o transporte público ao invés dos automóveis particulares. São Paulo tem a segunda maior frota de carros do mundo, com 5 milhões de veículos, perdendo somente para Tóquio, no Japão. Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), cerca de 500 novos veículos entram em circulação em São Paulo diariamente, enquanto, somente em 2006, quase 1.500 pessoas morreram em acidentes envolvendo automóveis.

 

Virada Esportiva

  

Inspirada no sucesso da Virada Cultural, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) realizará a 1ª Virada Esportiva do dia 22/9, às 14h, até 23/9, às 14h. O evento contará com a presença do rei do futebol, Pelé, que participará do lançamento da Virada. Os grandes clubes do futebol paulista, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, também farão presença no evento com a realização de peneiras e testes para jovens.

 

Segundo a Seme, haverá atividades em cerca de 230 locais, como o Parque do Ibirapuera, que terá uma peneira de 5 mil atletas em 11 modalidades. O Elevado Costa e Silva (Minhocão) se transformará em local de caminhada e ciclismo. A proposta não é o paulistano virar a noite fazendo esportes ? pois isso poderia prejudicar sua saúde ?, mas sim que durante 30 minutos seja possível praticar um esporte. Ainda haverá espaço para campeonatos de truco, futebol de botão, pebolim e desafio de sinuca.

 

A Associação Viva o Centro apóia as três iniciativas que tomarão conta de São Paulo daqui há duas semanas e o informeOnLine Viva o Centro publicará os cronogramas de atividades completos assim que estes forem divulgados.

   

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.