Home > Notícias do Centro > Notícias > SPTuris divulga perfil do turista que visita São Paulo

SPTuris divulga perfil do turista que visita São Paulo

13/07/2006

SPTuris divulga perfil do turista que visita São Paulo

 

Flavio Moraes

62,7% dos turistas que procuram informações nas CITs são do exterior

Os dados se baseiam no atendimento feito pelas Centrais de Informações Turísticas (CITs), da SPTuris, existentes na cidade de São Paulo. 62,7% dos turistas vêm do exterior e 37,3%, de outras cidades brasileiras. Destes, 78,3% são de outros Estados e 21,7%, do interior e do litoral paulista. A pesquisa foi realizada entre janeiro e maio deste ano de 2006.

 

Dos turistas internacionais, o destaque fica para os procedentes da Espanha e França, com 5,32% cada. A Argentina aparece em 4º lugar e é o primeiro país sul-americano a aparecer na lista. Dentre os estados brasileiros, a grande maioria vem do Rio de Janeiro (15,8%), empatado com São Paulo (excluída a capital).

 

Uma das metas da SP Turis é realizar, em bases regulares, pesquisas sobre o turismo na cidade de São Paulo que forneçam parâmetros para a definição de estratégias de mercado em um segmento que movimenta 52 setores da economia. A periodicidade no fornecimento desse tipo de dado, na avaliação da Associação Viva o Centro, que tem representação no Conselho de Turismo da Cidade de São Paulo (Contur), é importantíssima, pois permite pequenos ajustes nos programas de modo a torná-los mais eficientes.

 

Atendimento de turistas no primeiro semestre

 

A maioria dos turistas que procura informações nas CITs vem a lazer (52,47%), são homens (60,9%) e têm entre 30 e 39 anos (30,5%). Ficam em média de 2 a 4 dias (43,51%) em hotéis (58,73%), e preferem viajar de avião (78,63%).

 

A quase totalidade dos turistas ? 98% ? gosta da cidade e 97% pretendem voltar e aproveitar mais de uma metrópole multifacetada e com inúmeros equipamentos culturais e de lazer. Prova disso é que, do total de atendimentos feitos nas CITs, 16% dos visitantes procuram informações sobre arte e cultura e 3,14% querem saber sobre a agitada vida noturna de São Paulo.

 

?Este é o momento da virada da nossa imagem de pólo de negócios e eventos, o que já está consolidado, para capital da cultura?, diz o presidente da São Paulo Turismo.

 

Informações solicitadas

 

Foi solicitado ao turista, na pesquisa efetuada, que definisse a cidade com uma palavra. Os adjetivos mais usados foram grande, enorme, variada, completa, movimentada, diversa, agitada, oportunidade, interessante, excitante e cosmopolita.

 

Importante esclarecer que não se trata de um perfil do turista que visita a cidade de São Paulo, mas do turista que, em visita à Capital, dirige-se a uma das Centrais de Informações Turísticas (CITs) da São Paulo Turismo para solicitar informações/dicas.

 

Sobre as CITs

 

As Centrais de Informações Turísticas (CITs), instaladas em nove pontos estratégicos para visitante pela São Paulo Turismo, fornecem informações e serviços atualizados para quem procura a cidade e funcionam como fonte de dados para traçar um perfil do turista que visita a Capital.

 

São responsáveis por fornecer material de apoio ao turista, como roteiros e mapas que facilitem a vida do visitante à cidade. Em grandes eventos, CITs móveis são instaladas para evitar o deslocamento do visitante.

 

Atualmente há CITs em funcionamento na avenida Paulista, Galeria Olido, Shopping Iguatemi, Estação da Luz, duas no aeroporto de Cumbica, terminal rodoviário Tietê e parque Ibirapuera. A CIT da Praça da República está fechada por causa das obras do metrô. As mais movimentadas são, pela ordem, Guarulhos, Paulista, Galeria Olido e Terminal Tietê.

 

>>> vale a pena ler

 

- O turismo e a economia da capital

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.