Home > Notícias do Centro > Notícias > Vem aí 2° Prêmio Fotografia

Vem aí 2° Prêmio Fotografia

29/07/2009

29/07/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Vem aí 2° Prêmio Fotografia

 

O Centro de Preservação Cultural USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, promoverá o seu 2° Prêmio de Fotografia destinado a fotógrafos amadores de qualquer idade e profissionais. O prêmio tem como tema as transformações do bairro do Bixiga, em sua trajetória no tempo.

 

O grande objetivo é promover a divulgação e a valorização do patrimônio cultural e ainda captar imagens para uma exposição sobre o tema a ser realizada futuramente na Casa de Dona Yayá.

 

Nesta segunda edição, o concurso pretende ampliar o escopo dos trabalhos inscritos, incluindo a categoria ?Memória Fotográfica?, com o intuito de promover a realização de ensaios fotográficos que se utilizem de outros materiais e meios para promover a reflexão sobre o tema proposto.

 

Assim, além da produção de registros fotográficos do Bixiga no presente, podem ser utilizados registros anteriores ? como fotografias pessoais, reportagens publicadas em jornais e revistas, depoimentos, etc. - para possibilitar a visualização das mudanças ocorridas no bairro, cotejadas com a situação atual.

 

Categorias e Premiação

O II Prêmio CPC de Fotografia prevê três categorias de participantes, com as respectivas premiações:

Categoria Infanto-juvenil
: até 16 anos completos:
1º Colocado: Bolsa de um semestre na escola de idiomas CCAA ? Unidade Bela Vista, mais livros das Editoras Edusp e Cosac Naify;
2º e 3° Colocados: Livros das Editoras Edusp e Cosac Naify;

Categoria Adulto: a partir de 17 anos:

1º Colocado: Jantar na ?Cantina da Conchetta?, mais livros das Editoras Edusp e Cosac Naify;
2º e 3° Colocados: Livros das Editoras Edusp e Cosac Naify;

Categoria Memória Fotográfica: sem restrição de idade, visa ? como o nome diz - uma reflexão mais ampla sobre o tema proposto a partir da utilização de pares de fotografias (no máximo 3), que possibilitem uma comparação entre aspectos do bairro em diferentes momentos. Para tanto, podem ser utilizadas fotografias antigas de acervos pessoais ou extraídas de reportagens de jornais, revistas, etc. que registraram as transformações do bairro, no momento em que elas ocorreram. Tais materiais serão cotejados com fotografias atuais, produzidas para o concurso.

 

1º Colocado: Jantar na ?Cantina da Conchetta?, mais livros das Editoras Edusp e Cosac Naify;
2º e 3° Colocados: Livros das Editoras Edusp e Cosac Naify

 

Inscrições

 

As inscrições para o prêmio são gratuitas e ficarão abertas até 21/9. Para participar, é necessário comparecer em horário comercial à sede do Centro de Preservação Cultural-USP/Casa de Dona Yayá, situada à Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, munido das fotos (em arquivo ou impressas) ? no máximo 3 ? e dos documentos pessoais. No ato da inscrição, o concorrente deve preencher uma ficha de inscrição e declarar estar ciente do regulamento do prêmio, que se encontra acessível no site e também impresso, para consulta, na Casa de Dona Yayá.

 

Serviço

Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista

Tel.: (11) 3106-3562
www.usp.br/cpc

cpcpublic@usp.br

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.